Após 431 dias internado, paciente que teve 70% do corpo queimados deixa o Hospital Metropolitano

Após 431 dias internado, paciente que teve 70% do corpo queimados deixa o Hospital Metropolitano

15/09/2021 Off Por Roberta Vilanova

Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, referência em tratamento de queimados

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), viveu nesta quarta-feira (15) um dos momentos mais aguardados pelos profissionais de saúde da unidade. Após 431 dias internado (mais de um ano), o paciente do Centro de Queimados, Daniel Alves, 32 anos, recebeu alta médica e voltou para casa, em Macapá (AP).

Daniel chegou ao Metropolitano no dia 11 de julho de 2020, depois de levar uma descarga elétrica de alta intensidade enquanto trabalhava. Ele caiu de uma altura de quatro metros. Foi socorrido e levado para uma unidade de saúde no município de Macapá em estado grave. Dali foi transferido para o HMUE, aonde chegou com 70% do corpo atingido por queimaduras de segundo e terceiro graus.

Referência no atendimento a queimados no norte do País, o Hospital Metropolitano conta com o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), equipado para atender pacientes de todas as idades. O HMUE, que faz parte da rede pública de saúde do Governo do Pará, é gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde.

Durante a saída do Hospital, Daniel recebeu aplausos e homenagens da equipe profissional, e ainda uma carta com mensagens de esperança, assinada por todos os profissionais que o atenderam durante mais de 14 meses de internação. Emocionado, ele se despediu agradecendo os cuidados que recebeu até sua recuperação. “Não preciso dizer muito, apenas que estou muito feliz de poder voltar pra casa depois desse longo período de tratamento”, declarou.

Procedimentos – Durante sua internação, Daniel precisou passar por mais de 20 procedimentos, muitos deles com enxertos. Ao longo do período de internação, o tratamento envolveu profissionais de diversas especialidades, como terapia intensiva, oftalmologia, cirurgia geral, ortopedia e traumatologia, infectologia, nutrologia e cirurgia plástica.

“Ao analisar o estado de saúde do paciente, sabíamos que seria uma longa batalha, com prolongado tempo de internação. Mas ele, com o apoio de toda a equipe, superou nossas expectativas, e hoje retornou para sua casa”, disse o médico do CTQ, Sandro Oliveira.

A diretora hospitalar Alba Muniz destacou o empenho de todos os profissionais na recuperação do paciente. “O Daniel é um guerreiro. O tratamento médico depende muito da colaboração dos pacientes, e ele não desistiu em nenhum momento. Se mostrou forte e empenhado na sua recuperação. A alta hospitalar é mais um passo para a reconstrução da sua vida”, garantiu.

Texto: Diego Monteiro/HMUE

Foto: Pedro Guerreiro/Ag. Pará