Pará atinge a marca de 550 mil pacientes recuperados da Covid-19

15/09/2021 Off Por Roberta Vilanova

O empenho do Governo do Pará, aliado à fé dos pacientes, permitiu que mais de meio milhão de pessoas vencessem a Covid-19

O Pará alcançou a marca de mais de 550 mil recuperados da Covid-19, um dado diretamente relacionado às efetivas ações do governo do Estado para combater a pandemia, e que reflete a queda crescente na ocupação dos leitos destinados à doença. Desde o início da crise sanitária mundial, o Pará registrou 587.225 casos de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 550.117 pacientes conseguiram vencer a doença, e 16.548 morreram. Há cerca de um mês, a ocupação de leitos clínicos caiu de 34% para 23,6%, enquanto nas unidades de Terapia Intensiva (UTIs) a diminuição saiu de 45,9% para 28%.

“Ficamos muito felizes por alcançar a marca de 550 mil pacientes recuperados da Covid-19 no Pará. Trata-se de uma marca importante, pois reflete o trabalho de muitas equipes e o compromisso do Estado com a saúde pública e a vida dos paraenses. Desde o início da pandemia foi necessário realizar uma força-tarefa para conter a pandemia, e por isso muitas ações foram necessárias, como as policlínicas e os hospitais de campanha. Graças a isso, hoje temos os números da doença diminuindo a cada dia”, atestou o titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.

Policlínicas, fixa e itinerantes, e hospitais de campanha em várias regiões, ajudaram o Pará a enfrentar a pandemia

Recompensa – A diretora técnica do Hospital de Campanha de Belém, instalado no Hangar, Bárbara Freire, informou que as mais de 4.900 altas registradas na unidade comprovam o esforço de todos para a recuperação de cada paciente. “O momento em que essas pessoas retornam para os seus lares é a nossa recompensa, nos traz felicidade. Os números demonstram que estamos, cada vez mais, seguindo na direção certa, sempre com o desejo e o cuidado necessário para que essas pessoas se recuperem o mais rápido possível”, acrescentou.

Diretor-geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas, Hebert Moreschi reconhece a importância da unidade para o combate à pandemia. “Foi peça fundamental do governo do Estado no enfrentamento da Covid-19 na região oeste do Pará. Temos uma equipe comprometida, que implementou leitos em tempo recorde com apoio do governo. A unidade atendeu a todas as demandas de pacientes graves e de alta complexidade provenientes dos diversos municípios da região. O trabalho foi desafiador em função da pandemia, mas os resultados alcançados foram excelentes, acima das expectativas. Ainda estamos no enfrentamento da Covid-19, e com desafios pela frente, mas sabemos que estamos no caminho certo. Celebrar essa quantidade de vidas salvas, saber que são pacientes que hoje estão com suas famílias, é o melhor resultado de todos”, avaliou o gestor.

Katiane Paiva de Souza, moradora de Barcarena, na região Nordeste, foi uma das pacientes do Hospital de Campanha, no Hangar. “De primeira, eu senti muito, mas muito medo. A nossa mente tem o lado positivo e o negativo, e esse lado negativo da minha só dizia que eu morreria. Mas não foi assim, e hoje eu estou bem e retorno para a minha casa e meus quatro filhos. Eu espero que outras pessoas que precisem de tratamento não deixem de se cuidar por medo ou desinformação. É importante que a gente leve essa mensagem. Eu sou extremamente grata, até pelos momentos difíceis, e por todos do Hospital”, disse Katiane de Souza.

Texto: Carol Menezes/Secom
Fotos: Bruno Cecim/Ag. Pará