Após nove dias entubado, menino de 11 anos vence a Covid-19 no Hospital da Transamazônica

18/07/2021 Off Por Roberta Vilanova

Samuel, leitor dos gibis da Turma da Mônica, continuará tendo o acompanhamento da equipe do HRPT

Após ficar internado por 17 dias, dos quais nove entubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, no Oeste do Pará, o menino Samuel Eto’or de Jesus, 11 anos, comemorou na tarde de sábado (17) a vitória sobre a Covid-19.

Com insuficiência respiratória grave, Samuel foi o paciente mais jovem em tratamento contra a doença no HRPT e precisou de ventilação mecânica. Ele chegou à unidade com 70% de comprometimento pulmonar, no dia 1º de julho.

Para o mecânico Almir Nascimento, pai de Samuel, o apoio da família e as orações dos amigos foram importantes para fortalecer a fé na recuperação do filho. “Estou muito feliz. Estava amargurado. Foi muito difícil ficar longe dele esses dias. Agora, a sensação é de alegria”, contou Almir.

De acordo com o médico Márcio Portes, pediatra do HRPT, o estado do menino foi considerado gravíssimo. A recuperação é resultado do empenho da equipe profissional, totalmente dedicada a salvar vidas. “O sucesso de termos o Samuca extubado, conversando, brincando, sorrindo, lendo e trazendo alegria para dentro desta UTI, resulta da cooperação de profissionais que fazem parte dessa família, que é a equipe multiprofissional do HRPT. Sou muito grato a Deus e a todos”, disse o médico.

Na saída, ao lado do pai, o menino foi aplaudido pelos profissionais que cuidaram dele durante 17 dias

Homenagem – Leitor das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, Samuel deve seu nome ao pai, que assim homenageou o ex-jogador de futebol camaronês. Aos 11 anos, assim como o ídolo do esporte – que começou a jogar com a mesma idade – , o Samuel brasileiro agora escreve outra história de vida, se preparando para comemorar com a família os 12 anos, no próximo mês. “Estou com saudade da minha família, que fica em Medicilândia (município ao longo da Rodovia BR-230, a Transamazônica). Lá eu gosto de plantar cacau com a minha mãe, brincar com meus amigos. É um lugar muito legal”, contou o menino.

Antes de deixar o Hospital, Samuel deixou um alerta: “As pessoas precisam se prevenir. E se pegarem Covid-19, devem se cuidar. Esse é o momento para ficar em casa, com suas famílias”. Na saída da UTI, ele foi aplaudido pelos profissionais responsáveis pela sua recuperação. “Gostei muito daqui. Espero que possam me visitar em breve, porque estarei esperando por vocês. Vou sentir saudades”, agradeceu o paciente, que continuará sendo acompanhado por profissionais do HRPT.

Segundo o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, o Governo do Pará investe para garantir à população, em todas as regiões, atendimento de qualidade nas unidades de saúde da rede estadual. “Ficamos felizes por todas as altas. Esse é resultado de um esforço coletivo da equipe do Hospital. Mas continuamos alertando a população, pois a pandemia não acabou, para não deixar de cumprir os protocolos sanitários. Fiquem atentos ao calendário de vacinação e não deixem de tomar a segunda dose da vacina para ficarem imunizados”, enfatizou o secretário.

Referência – O Hospital Regional Público da Transamazônica integra a rede de saúde do Governo do Pará, com atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A unidade, administrada pela Pró-Saúde, é referência para casos graves da Covid-19 na Região de Integração Xingu.

O Hospital Regional também conta com unidades de Tratamento Intensivo Neonatal e Pediátrica, e uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fonoaudiólogas, nutricionistas e fisioterapeutas.

Texto: Karine Sued /HRPT

Fotos: Ascom/HRPT