Bairros atendidos pelo TerPaz recebem vacinação contra a Covid-19

04/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

Moradores da Terra Firme recebem diversos serviços de saúde

A manhã deste sábado (04) foi de grande movimentação na Escola Estadual Acácio Felício Sobral, no bairro da Terra Firme, em Belém. Além dos serviços de atendimento médico e regulação, realizados no projeto “TerSaúde” pela Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), nos bairros atendidos pelo programa Territórios Pela Paz (TerPaz), os moradores também contaram com uma novidade: a vacinação contra a Covid-19, com imunizantes da Pfizer.

Gledson Cordeiro tomou a terceira dose de reforço

O morador Gledson Cordeiro aproveitou para tomar a terceira dose de reforço. “Eu trabalho em um ambulatório e, por isso, já havia tomado as duas doses, então, como já estava no período de tomar o reforço, aproveitei e vim logo. Achei uma ótima ação. Tem pessoas que têm dificuldade de sair do bairro, então, vai facilitar muito”, disse.

Para participar é necessário levar CPF e comprovante das doses já realizadas. O objetivo é vacinar pessoas a partir de 12 anos de idade, seja a primeira, segunda ou terceira dose (reforço), após 5 meses da segunda dose.

“É uma parceria que fizemos com os municípios de trazer o maior número de pessoas para vacinação nessas ações do TerPaz. A expectativa é muito grande para que a população que ainda não se vacinou aproveite essa oportunidade e a resposta está sendo muito positiva neste primeiro dia. Muita gente está procurando se vacinar”, informou Ruth Cardoso, da Divisão de Vigilância em Saúde da 1ª Regional de Saúde da Sespa.

É o caso do motorista Claudinei Moura, que buscou a ação para tomar a primeira dose. “Foi excelente, principalmente por ser final de semana. Durante a semana a gente trabalha, então fica mais difícil ter acesso, foi uma maravilha”, comentou.

Adriel Marlon é autônomo e trabalha com entregas. Ele parabenizou a iniciativa do Estado. “Tomei a minha segunda dose, achei importante ter como se vacinar no próprio bairro, foi bem rápido, e agora estou 100% imunizado”, disse.

A aposentada Maria Silvia tomou a dose de reforço. “Não pude comparecer na data marcada da minha terceira dose porque estava gripada e que bom que está tendo essa ação, achei maravilhoso tomar aqui no meu próprio bairro, estão de parabéns”, comemorou.

Os moradores do Icuí-Guajará, em Ananindeua, também receberam a vacinação neste sábado (04), na Escola Estadual Maria de Nazaré Marques Rios. “Para nossa surpresa a procura foi muito grande também aqui no Icuí-Guajará tanto para a primeira, quanto para a segunda e terceira dose. Inclusive estamos aumentando o número de doses para suprir essa necessidade. Já estamos com estratégias para, na próxima terça-feira (07), iniciar um ponto fixo de vacinação contra a Covid-19 na Usina da Paz Icuí-Guajará e, assim, alcançar a maior população vacinada”, informou a coordenadora da Sespa no TerPaz, Alessandra Amaral.

Serviço: O “TerSaúde” continua no domingo (05), com a vacinação da Pfizer e atendimento médico no território da Cabanagem, na Escola José Sanches Brito, na Passagem Iracema, Travessa B, no Jaderlândia II, e no território do Jurunas, na Escola Estadual Artur Porto, na Rua Fernando Guilhon, 450. Nos horários de 8h às 13h.

Texto: Paulo Garcia/Seac

Fotos: João Fernando/Seac