Bebês internados no Regional do Marajó se tornam super-heróis em campanha sobre cuidados com a prematuridade

Bebês internados no Regional do Marajó se tornam super-heróis em campanha sobre cuidados com a prematuridade

19/11/2021 Off Por Roberta Vilanova

Os pais ao lado do pequeno Enzo Gabriel

A gestão do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, aderiu à campanha Novembro Roxo, que é a cor símbolo da causa da prematuridade e teve seu ponto alto na última quarta-feira (17), data marcada pelo Dia Mundial da Prematuridade.

Para atrair a atenção para a questão, a equipe multiprofissional da unidade hospitalar – que e é referência no serviço de maternidade para usuárias com gravidez de alto risco – trabalhou para que os bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal ganhassem fantasias de diversos super-heróis, entre eles, a Mulher Maravilha, Batman, Flash e o Super Homem.  As fotos dos bebês serão entregues em porta-retratos aos pais.

‘’Comemoramos o Dia Mundial da Prematuridade e, nós, como assistência, estamos abraçando a causa. Sabemos que eles precisam desse acolhimento, desse calor dos pais, e estamos comemorando a data como forma de reflexão para reduzir as taxas de nascidos prematuros”, pontuou a enfermeira da UTI Neonatal, Márcia Onívia da Silva.

Ação marca o Dia Mundial da Prematuridade

A proposta de fantasiar os bebês, que superaram a prematuridade e recebem tratamento no HRPM, agradou aos pais que não esconderam a emoção ao ver a cena. Entre eles, a pescadora Márcia dos Santos Rodrigues, 40 anos, mãe do pequeno Antônio, que nasceu prematuro com 34 semanas, no dia 14 deste mês, no Hospital Municipal de Breves (HMB). Em seguida, ele foi encaminhado para receber assistência no Regional do Marajó.

“Gostei muito da ação, eles estão tratando meu filho muito bem. Estou muito feliz por isso. Agradeço ao hospital por toda essa assistência que estão dando aos bebês. Parabéns pela iniciativa ‘’, ressaltou a mãe.

Já Edvan da Silva Corrêa, 27 anos, é pai de Enzo Gabriel, menor prematuro extremo, regulado do município de Anajás, cerca de 12h até Breves. O bebê está internado o HRPM desde o dia 29 de outubro. O pai do pequeno usuário agradeceu a gestão do HRPM pelos cuidados ao seu bebê.

‘’Eu agradeço primeiramente a Deus, depois a equipe do Regional, porque muitos diziam que meu filho não ia chegar com vida aqui, e ele está reagindo bem. Logo a gente sai com ele daqui e com saúde. Agradeço a equipe aqui do Regional por estar cuidando do meu filho’’, declarou.

Enzo Gabriel vestido de Super Homem

Dados – Em 2020, a equipe do Hospital Regional do Marajó realizou 121 partos, dentre esses, 53 prematuros. De janeiro a outubro deste ano, foram realizados 79 partos, sendo 47 de bebês prematuros .

Serviço: O HRPM é uma unidade de saúde do Governo do Estado, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 h. O Hospital fica na Avenida Rio Branco, 1.266, no bairro Centro, município de Breves. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.

Texto: Lucas Brilhante/HRPM

Fotos: Divulgação