Canoagem adaptada é terapia para o corpo e a mente de pessoas com deficiência

19/01/2023 Off Por Roberta Vilanova

O projeto de remada “Meninos do Rio” usa o contato com a natureza no tratamento de usuários

Há cerca de quatro anos o projeto de remada “Meninos do Rio” beneficiou a reabilitação para mais 100 de pessoas com deficiência (PcDs) em tratamento no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), do governo do Estado. A ação consiste em proporcionar uma terapia implantada ao ar livre, usando recursos naturais, misturando lazer com a prática de atividade esportiva adaptada.

Mas antes dos pacientes aproveitarem as águas da Baía do Guajará, um trabalho de preparação é feito nas piscinas do CIIR. Houve treinamento de 20 remadores na manhã desta quinta-feira (19). Um dos participantes foi o aposentado Helvécio Guerreiro, que em 2008 foi atingido por três disparos de arma de fogo e ficou tetraplégico.

Usuário Helvécio Guerreiro

“Para usuário de cadeira de rodas é difícil ter esporte específico. Então, esse projeto da canoagem é excelente. É uma qualidade de vida, envolvendo a natureza. Inclusão é isso. Não é só cadeirante que é atendido. Tem pessoa amputada e pessoa com espectro do autismo”, disse Helvécio Guerreiro.

Cultura regional – O educador físico João Rodrigues, um dos mentores do projeto, contou que “podemos trabalhar diversas áreas com a canoagem, como ganho de força muscular, além do contato com a natureza. É muito mais atrativo. É cultura nossa. Estamos rodeados por rios. E estamos trazendo um esporte como forma de terapia”.

“O exercício na água me traz uma sensação tão gostosa, que melhora minha autoestima e minha condição física. E aqui estamos em família. Eu adoro a natureza, adoro respirar o nosso ar, adoro a paisagem!”, contou Rosângela Botelho, 54 anos.

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às pessoas com deficiência visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do CIIR por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município que, por sua vez, encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado, conforme perfil do usuário, pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.

Texto: Evaldo Júnior/Secom

Fotos: Marcelo Seabra/Ag. Pará