Centro de Hemodiálise do Hospital Regional do Marajó completa um ano

12/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

O serviço realizou 1.226 sessões em benefício de 127 pacientes Somente de janeiro a março deste ano, são 791 sessões.

O Centro de Hemodiálise do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, já transformou a vida de mais de 125 pacientes dialíticos na região marajoara. Este mês a unidade hospitalar festeja um ano que o serviço foi implantado. Um compromisso firmado e cumprido pelo Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

“Sabemos da importância de levar um serviço como esse para a região marajoara, por isso estamos felizes em completar um ano de atendimento. Nosso compromisso maior é em atender a população e proporcionar saúde pública de qualidade a todos os paraenses. Levar atendimentos dessa complexidade a locais mais distantes e saber que tantos pacientes já puderam ser atendidos é a nossa recompensa”, comemora o Secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

O autônomo Waldir dos Santos, 53 anos, foi o primeiro paciente externo, encaminhado, via Central Estadual de Regulação, para tratamento com diálise no Regional do Marajó. O serviço oferecido na sua cidade natal, já transformou sua vida e de sua família também. “A gente depende deste serviço e, pra mim, está sendo muito bom, estou aqui em Breves. Fico feliz por ser um dos primeiros a ser agraciado com o tratamento de diálise aqui, só tenho a agradecer a todos, sobretudo o Governo do Estado. Parabéns ao hospital por um ano deste serviço”, ressaltou.

A usuária Leonor Pereira dos Santos, 76 anos, residente do município de Gurupá, é dialítica e realizou tratamento na capital paraense, por cerca de um ano. Com o serviço oferecido em Breves, a dona de casa realiza diálise no Regional do Marajó, desde junho de 2021. “Melhorou muito minha vida e minha saúde. Hoje tenho família aqui também, o que facilitou a continuar em Breves. Estou satisfeita com o atendimento que venho recebendo aqui no HRPM durante esses nove meses”, contou a usuária.

De acordo com a diretora Assistencial do Regional do Marajó, a enfermeira, Maria do Carmo da Silva, o serviço melhorou a vida dos usuários, que antes precisavam se deslocar até Belém para fazer o tratamento. ‘’Foi um ganho extremamente importante para o Marajó, tendo em vista a dificuldade de locomoção destes pacientes. Realizar o tratamento em Breves, tornou-se mais viável, para que eles possam ficar mais próximos de seus familiares’’.

A gestora ressaltou também que os usuários dialíticos recebem atendimento humanizado e multidisciplinar todos os dias. ‘’Tentamos fazer sempre de forma humanizada. Por ser um tratamento longo e permanente, estamos sempre aderindo às datas comemorativas, além de comemorações de aniversários dos pacientes, para que eles se sintam mais tranquilos a acolhidos. Este é o trabalho que a gente desenvolve e é de grande importância para a sociedade e, em especial, para estes usuários’’, concluiu Maria do Carmo

Em 2021, o Centro de Hemodiálise do HRPM registrou 1.226 sessões em 127 pacientes. De janeiro a março deste ano já foram realizados 791 sessões, com 74 pacientes atendidos.

Serviço de Hemodiálise no Hospital Regional Público do Marajó (HRPM)

Estrutura – O Centro de Hemodiálise conta com uma área de 200 metros quadrados, com sete máquinas para hemodiálise ambulatorial e duas para tratamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de uma de segurança. No momento, a unidade tem capacidade de realizar até 42 atendimentos de pacientes semanalmente, durante os três turnos disponíveis.

Além desses equipamentos, o serviço conta com equipe multiprofissional composta por médicos nefrologistas e cirurgiões vasculares, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga.

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) integra a rede de saúde do governo do Estado. A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

O hospital fica na avenida Rio Branco, nº 1.266, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo  (91) 3783.2140 / 3783.2127.

*Texto de Lucas Brilhante (Ascom / HRPM)