Governo leva ações de saúde do TerPaz Itinerante para Xinguara

12/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

A equipe multiprofissional assegura consultas médicas, testes rápidos, vacinas contra Covid-19, Influenza, entre outros serviços

A dona de casa, Neide Calazans, chegou cedo para participar da ação de saúde do projeto TerPaz Itinerante, realizada na manhã desta terça-feira (12), em Xinguara, no sudeste paraense. “Decidi sair cedo de casa para garantir meu atendimento. Não estou em condições financeiras de arcar com os gastos de um tratamento médico e odontológico na rede particular e hoje tive a oportunidade de fazer tudo isso de forma gratuita. Estou muito feliz e agradecida pela iniciativa do governo estadual em nos proporcionar esses atendimentos de saúde”, disse entusiasmada.

O TerPaz Itinerante é uma realização do Governo do Estado, por meio do programa Territórios Pela Paz e Secretaria de Saúde Pública (Sespa), que leva os serviços do TerPaz para novas regiões, além daquelas de abrangência tradicional do programa.

Alessandra Amaral, coordenadora da Sespa no TerPaz falou sobre a importância das ações. “Através da equipe de multiprofissionais da Sespa, temos levado uma gama de serviços de saúde a vários municípios do Sul e Sudeste do Estado. Serviços humanizados e essenciais que estão recebendo uma ótima aceitação da população. Hoje, realizamos cerca de 1 mil atendimentos voltados a saúde”, informou

Entre os serviços estão consultas médicas, verificação de PA, testes rápidos para Covid-19, HIV, Sífilis e hepatite, vacinas (Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac), regulação (caso necessário).Também serão disponibilizadas vacinas contra Covid-19, Influenza e Tríplice Viral, além de farmácia para dispensação de medicamentos prescritos na ocasião.

As equipes realizarão palestras educativas e preventivas de saúde bucal e escovação supervisionada. Para as pessoas com deficiência, cadastros serão feitos para recebimento posterior de cadeiras de rodas e emissão de carteiras de passe livre.

O professor Estiven Galvão aproveitou para se consultar e tomar a vacina contra a gripe. “Quando soube que a equipe de saúde do Estado estava na cidade, chamei minha esposa para nos consultar com um médico e tomarmos as vacinas que estavam atrasadas. Essa é uma ação muito importante e essencial para o nosso município. Espero que venham mais vezes a Xinguara”, relatou o professor.

As ações que ocorrem no horário das 8h às 13h iniciaram no último sábado (09), já passaram pelos municípios de São Félix do Xingu e Tucumã. Nos quatro dias de ações já foram realizados 2.664 atendimentos. Confira os próximos locais:

14/04: Conceição do Araguaia, na escola 14 de abril, situada na rua Intendente Amâncio Rêgo, 322. Centro;

16/04: Redenção, na escola Marcus Valério Barbosa, situada na avenida Jales Machado Neves, s/n;

18/04: Cumaru, na escola João Pinto Pereira, situada na avenida dos Estados, s/n. Centro;

20/04: Santana do Araguaia, na Escola de Ensino Técnico (Eetepa) de Santana do Araguaia, situada na rua Três, 5866-7146;

22/04: Santa Maria das Barreiras, na Casa de Tábua, situada na avenida Ayrton Senna, Distrito Casa de Tábua;

24/04: Eldorado dos Carajás, na escola Municipal de Ensino Fundamental Eldorado, situada na avenida Iguaçu, km 02, 113, Centro.

26/04: São Geraldo do Araguaia, na escola Macário Dantas, situada na avenida Firmino Costa, s/n, bairro Alto Bec.

Texto: Secom