Sespa promove capacitação em programas de nutrição e alimentação

12/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Novas diretrizes determinadas pelo MS sobre os projetos de prevenção da subnutrição e promoção de educação alimentar estarão em debate

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) iniciou nesta terça-feira (12) a Oficina de Capacitação dos Programas da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). O evento está sendo acompanhado pelos coordenadores regionais e técnicos do estado ligados a políticas de nutrição na rede pública de saúde. A capacitação ocorre hoje e amanhã no auditório da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde, em Belém.

A iniciativa conta com a participação presencial de equipe da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (MS), que promoverá palestras e dinâmicas com o objetivo de atualizar os responsáveis pelos programas de nutrição e alimentação do estado sobre as novas diretrizes determinadas pelo MS sobre os projetos de prevenção da subnutrição e promoção de educação alimentar.

Além de atualização de políticas do Ministério da Saúde, o evento também visa levar para os coordenadores regionais maior capacidade de gestão de verba repassada para os munícipios com destinação de programas ligados à nutrição e alimentação, como, por exemplo, melhores estratégias de abastecimento das Unidades Básicas de Saúde com os suplementos nutricionais a serem recebidos pelas famílias participantes destes programas.

“Como toda a área de saúde, passamos por momentos muito difíceis nesses dois anos de fase mais crítica da pandemia da Covid-19, algumas políticas de nutrição infelizmente sofreram consequências desse período. Esse encontro será muito importante para retomarmos nosso trabalho por completo, trocando experiências sobre o desafio de cada região do Pará e lutando contra as consequências da insegurança alimentar e subnutrição na nossa população”, avaliou Walkiria Moraes, coordenadora Estadual de Nutrição da Sespa, acerca da importância do evento.

Texto: Edilson Teixeira/Sespa