CIIR adere à Caminhada de conscientização ao Autismo

07/04/2024 Off Por Roberta Vilanova

Evento destacou os serviços especializados ao TEA oferecidos pelo Estado

A cada dia, falar de Transtorno do Espectro Autista (TEA) é quebrar paradigmas e preconceitos. Na manhã deste domingo (7), na Praça Batista Campos, em Belém uma caminhada buscou chamar atenção para a conscientização da sociedade sobre o transtorno, com mais informações e mostrar as inúmeras possibilidades que existem de inclusão e acolhimento.

A “Caminhada de conscientização sobre o Autismo”, organizada pela Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), vinculado à Secretaria de Saúde do Estado (Sespa), que celebrou o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, lembrado anualmente em 2 de abril, reuniu instituições de diversas esferas, entre elas, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR).

A diretora Executiva do CIIR, Rejane Xavier, ressalta que o tema da campanha nacional deste ano, “Valorize as capacidades e respeite os limites”, vem ao encontro do que a equipe multiprofissional da instituição pratica diariamente.

“Isso significa que reconhecemos e respeitamos as habilidades e particularidades das pessoas como seres únicos e com necessidades individuais. Que a data alusiva seja uma oportunidade para redução das desigualdades, através da inclusão social, econômica e política, de todas as Pessoas com Deficiência (PcD), incluindo, as com TEA”.

Participante do evento, Catarina Guimarães, de 64 anos, estava acompanhando o neto, Matheus Marçal, de 13 anos, e destaca a importância da comunidade, como um todo, tome consciência para respeitar as peculiaridades de cada indivíduo.

“A causa deve ser dialogada com todos na sociedade. Costumo dizer que se você conscientizar uma pessoa que está em seu círculo de amigos, já é maravilhoso. É importante as pessoas saberem, entenderem o que é o autismo, porque cada vez mais teremos pessoas autistas. Já está provado isso, o número vem crescendo, então, quanto mais a sociedade se conscientizar, respeitar as diferenças, o mundo será melhor, não só para o autista, mas para as famílias”.

População teve acesso a serviços de cidadania e materiais educativos

Compromisso – Além do mais, a data remete ao Governo do Pará, um importante significado que vem sendo firmado na atual gestão com implementação de políticas públicas, principalmente, à saúde de pessoas com o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), colocado em prática por equipamentos como os Núcleos de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Nateas), um deles instalado em Belém, no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), além de Capanema e Tucuruí; ainda com unidades em obras nos municípios de Marabá, Altamira, Santarém e em Breves.

Em janeiro deste ano, também gerenciado pelo CIIR, o Governo do Pará inaugurou o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), situado no centro da capital paraense.

Cidadania – Além de apresentações culturais, em meio à Caminhada, o Governo do Pará ofertou aos participantes serviços de cidadania, justiça e saúde, entre eles, exposição do serviço multiprofissional do CIIR que se destaca por ser centrado na pessoa e auxilia no desenvolvimento dos autistas paraenses, por intermédio de práticas baseadas em evidências científicas à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) que desenvolve a terapia ABA (Applied Behavior Analysis,  pode ser traduzido para o português como Análise do Comportamento Aplicada), considerada uma intervenção com maior evidência para o tratamento de autismo.

Visitantes no estande do CIIR, Carina Oliveira, de 8 anos, e a mãe, Camila Oliveira, de 33 anos, conheceram os serviços de saúde ofertados pela instituição. A genitora salienta que o “mundo azul” é novo para elas, pois recentemente foi fechado o diagnóstico da criança.

“No fim do mês de março foi confirmado o diagnóstico de TEA na Catarina. Um choque para mim, porque somente ouvia falar; agora, vamos vivenciar esse mundo azul que eu ouvia. Sem perder tempo, estamos iniciando a caminhada para que a Catarina realize o acompanhamento e quando vi o estande do CIIR, quis tirar dúvidas de atendimento. Gostei do que ouvi dos profissionais e amanhã vou até a Unidade Básica de Saúde (UBS) solicitar atendimento e buscar ser encaminhada à instituição”, planejou.

Serviço: O CIIR/Cetea/Natea é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Cetea funciona na Rua Presidente Pernambuco, nº 489, bairro de Batista Campos. O Natea está situado na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, no CIIR. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.

Texto: Pallmer Barros/CIIR