CIIR adere à campanha ‘Dezembro Vermelho’ com ação de educação e testes rápidos

17/12/2023 Off Por Roberta Vilanova

A iniciatva foi da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa)

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa), realizou na sexta-feira,15, ação alusiva a campanha “Dezembro Vermelho”, mobilização nacional de conscientização sobre a prevenção do HIV/AIDS, e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O evento contou com palestra, distribuição de preservativos, masculinos e femininos, e testes rápidos para detecção de infecção por HIV. No evento destinado a usuários, acompanhantes e colaboradores, foi realizada ação de educação em saúde que teve como facilitador pelo Conselheiro Nacional de Saúde, Cledson Sampaio, que ministrou palestra sobre a temática que levou informações e esclareceu dúvidas sobre assunto, que despertou a atenção dos participantes no Auditório da instituição.

Cledson Sampaio, explica que foi debatido o que é HIV/Aids, além dos determinantes sociais que envolvem as IST´s, e os números atuais do boletim epidemiológico.

“No momento da ação, distribuímos algumas ferramentas de prevenção, como material educativo, exame para detecção de infecção para HIV, preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e o debate para elucidar a situação do Brasil quanto os casos de infecção pelo vírus HIV e da Doença da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). É de suma importância esse tipo de iniciativa nos órgãos públicos, privados, escolas e comunidade em geral para que se tenha um melhor entendimento do que é prevenção, diagnóstico através da testagem e o tratamento para HIV/AIDS e outras ISTs”, enfatizou o conselheiro Cledson.

Usuários receberam materiais educativos

Dados – Belém, de acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde (MS), ocupa a segunda posição entre as capitais brasileiras com o maior número de pessoas vivendo com HIV/Aids, sendo superada pela capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

De acordo com informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), vinculado ao MS, o número de casos de HIV no estado do Pará totalizou 3.620 registros em 2022, com um acréscimo de 2.842 casos até 31 de outubro deste ano. Tayson Monteiro foi um dos colaboradores do CIIR beneficiados com a ação, comenta que a campanha é de suma importância, pois dá visibilidade a esta pauta por vezes negligenciada.

“O CIIR está de parabéns pela iniciativa, sabemos que atualmente o Pará, mais especificamente Belém tem um índice muito alto de pessoas soropositivas, dessa forma é crucial ter esses cuidados e estar periodicamente realizando esses testes, bem como promovendo campanhas”, finalizou o auxiliar Administrativo. A Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) oferece em Belém a Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (Uredipe), destinada a pacientes de todo o Estado que vivem com HIV/Aids ou que possam ter sido expostos ao vírus e necessitam confirmar a infecção. Além disso, as prefeituras disponibilizam canais de apoio, como os 78 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e 38 Serviços de Atenção Especializada (SAEs). Esses locais oferecem testes rápidos para o HIV de forma gratuita e sigilosa à população em geral. Em casos de resultados reagentes, os indivíduos são encaminhados para o tratamento precoce por meio da rede especializada do Sistema Único de Saúde (SUS). Aprovação – Maria Edilene Cruz, de 53 anos, acompanhante de usuário do CIIR, comenta que a campanha desenvolvida trás a tona um ponto crucial: a prevenção.

“No momento da palestra, foram discutidas muitas questões e uma delas se destaca, a importância do uso de preservativos. É muito importante que as pessoas utilizem esse meio preventivo para a manutenção de sua saúde, principalmente, para prevenir as infecções. É levantado a discussão em dezembro, mas deve-se pautar esse tema o ano todo”, pontuou a artesã. A coordenadora de Apoio do CIIR e presidente da Cipa, Luciana Rocha, não esconde a satisfação pelo êxito da ação de educação em saúde em alusão ao Dezembro Vermelho. “É de suma importância promover essas ações que garantem a segurança e bem estar dos colaboradores, usuários e acompanhantes ao abordar um tema que ainda gera tanto tabu.

Certamente, nossa ação levou esclarecimento e conscientização aos que participaram do evento. Obrigada todos os envolvidos”. Estrutura – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários têm acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR é um órgão da rede de saúde pública mantido pelo Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.

Texto: Ascom/CIIR

Fotos: Divuçlgação