CIIR realiza campanha de combate ao HIV e mobiliza usuários e acompanhantes à prevenção

CIIR realiza campanha de combate ao HIV e mobiliza usuários e acompanhantes à prevenção

21/12/2022 Off Por Roberta Vilanova

A ação foi conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) com o apoio do setor de Arte e Cultura

Fazendo parte do cronograma de promoções em saúde, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) aderiu ao “Dezembro Vermelho” conscientizando usuários, acompanhantes e colabores à prevenção ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). A ação foi conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) com o apoio do setor de Arte e Cultura.

O evento de educação em saúde abordou o tema por meio de uma roda de conversa interativa nas Recepções do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) e no Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea). Foram entregues também, materiais informativos.

O HIV é uma doença séria e que afeta uma grande parte da população mundial. Por isso, disseminar informações sobre a comorbidade e sua forma de prevenção é muito importante. “Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o Brasil é referência internacional no acompanhamento do HIV, disponibilizando tratamentos, bem como, o acesso a testagem e preservativo”, pontua Cristina Costa, enfermeira facilitadora na ação.

Segundo uma estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil, a cada hora, ao menos cinco pessoas foram infectadas pelo HIV em 2021. Ainda no ano passado, o nosso país chegou à marca de 50 mil novos casos, ou seja, alcançamos 960 mil pessoas vivendo com a comorbidade.

Em contrapartida, dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, divulgados pelo Boletim Epidemiológico de HIV/Aids de 2021, mostram que, em 2020, foram notificados 29.917 casos no Brasil contra 37.731 em 2019, uma queda de 20,7%. Comparando com 2021, houve um considerável aumento.

Usuários receberam panfletos educativos

Diante do panorama, uma das participantes na ação, Lúcia Oliveira, de 26 anos, salientou que o tema deve ser mais exposto pelas instituições de saúde pelo número alarmante já identificado. “Precisamos ficar em alerta também a esta doença. É fácil o acesso às informações, mas as pessoas ainda continuam não buscando a prevenção. Mesmo sendo um Centro de Reabilitação, não atendendo diretamente no serviço em saúde hospitalar, o CIIR está de parabéns por dialogar esta temática de saúde pública com os usuários e acompanhantes”, comemora a técnica em Enfermagem, mãe do usuário Lucas Oliveira, de 7 anos.

Estrutura – O Centro é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do CIIR por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município que, por sua vez, encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado, conforme perfil do usuário, pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

Serviço – O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.

Texto: Pallmer Barros/CIIR

Fotos: Divulgação