CIIR realiza programação de aniversário junto a reabilitandos e colaboradores

CIIR realiza programação de aniversário junto a reabilitandos e colaboradores

30/05/2023 Off Por Roberta Vilanova

Maria Sofya obteve diversos ganhos com tratamento recebeido no CIIR

“Nesses cinco anos de CIIR, a Sofya conquistou diversos ganhos que me surpreenderam. Antes, não tinha controle de tronco e, hoje, ela já consegue manter o pescoço, por exemplo; além de outras evoluções que as terapias promovidas pela equipe multiprofissional ofertaram a ela. Agradeço a Deus pela existência do CIIR; não sei o que seria da vida da minha filha sem o Centro de Reabilitação”, pontua a dona de casa, Edivania Ferreira, de 38 anos, mãe da usuária Maria Sofya Ferreira, de 10 anos, diagnosticada com paralisia cerebral e a primeira usuária a ser recebida pelo CIIR, em 2018.

Elas participaram nesta terça-feira (30), da comemoração de cinco anos de aniversário em serviço público disponibilizado 100% Sistema Único de Saúde (SUS) via Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa) por meio do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém. A celebração foi compartilhada com acompanhantes, reabilitandos e o quadro funcional da instituição.

CIIR comemorou cinco anos de atenção à saúde de usuários com vasta programação

“São cinco anos reabilitando vidas e construindo histórias impactantes e de sucesso. O CIIR está a serviço das pessoas de uma forma singular, através da assistência centrada na pessoa, pois além do atendimento especializado e humanizado, buscamos restabelecer os nossos usuários com foco nas necessidades individuais e de forma integrada, associado a um conceito mais amplo de saúde. Parabenizo a todos os nossos colaboradores por contribuírem de forma tão valorosa para o sucesso desse serviço. Agradeço ao Governo do Pará, por meio da Sespa, por idealizar esse grande projeto que vem transformando vidas”, destaca Rejane Xavier, diretora executiva da instituição.

“CIIR: 5 anos transformando vidas foi o tema do evento realizado no auditório da instituição

Com o lema “CIIR: 5 anos transformando vidas”, o evento foi realizado no auditório da instituição. Para agradecer pelas conquistas, a programação iniciou pela manhã com um culto ecumênico em Ação de Graças celebrado pelo padre Idamor Júnior, da Paróquia São Pio X; pelo pastor Pedro Santana, da Assembleia de Deus; e pela cantora gospel, Jacquiane Oliveira.

À tarde, homenagens foram realizadas aos colaboradores e reabilitandos com cinco anos de atuação no CIIR; um ranking de colaboradores mais elogiados pelo público atendido, segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Atenção ao Usuário (SAU); e apresentação cultural realizada por grupo de reabilitandos oriundos de oficinas como dança, teatro e música conduzidas pelo setor de Arte e Cultura.

Trajetória – Ao longo da metade de uma década, o Centro vem transformando vidas e proporcionando aos seus usuários uma assistência de alta complexidade com foco no cuidado centrado na pessoa, de qualidade, segura e humanizada com um modelo de gestão inovador na região Norte do Brasil.

Dados – Em cinco anos, a equipe multiprofissional do CIIR realizou 205.216 atendimentos ambulatoriais, mais 449.577 na reabilitação, 61.722 atendimentos em Odontologia; 256.013 exames realizados, promovendo também 26.768 assistências na Oficina Ortopédica, além de fechar com mais 450 aparelhos auditivos entregues, somando um número total de 999.746 atendimentos à população paraense, atingido assim, 98,80% do índice de satisfação dos usuários.

Usuários têm acesso a diversos tipos de terapias no CIIR

Suportes terapêuticos – Ao longo de metade de uma década, o Centro conquistou vários avanços com destaque à terapia de Realidade Virtual (RV), uma plataforma fornecida e operada por um psicoterapeuta treinado, capaz de permitir à pessoa, em um ambiente controlado, vivenciar experiências com alto grau de realidade, projetando para diferentes ambientes e cenários.

Outro projeto pioneiro foi o “Hardware for Good”, uma parceria entre a Fundação Dorina Nowill para Cegos e o Google, que elimina barreiras de comunicação e promove acesso ao universo digital, ampliando a acessibilidade, a partir de agora, na palma da mão, para os usuários cegos ou de baixa visão, assistidos pelo CIIR.

Premiações – O CIIR também esteve entre as quatro instituições nacionais em saúde durante a “Conferência Internacional Planetree 2022 Sobre os Cuidados Centrados na Pessoa”, nos Estados Unidos, por intermédio do trabalho desenvolvido em função da criação do 1º Conselho Consultivo de Pacientes e Familiares, que desde fevereiro de 2022, tem estabelecido um canal de escuta aos reabilitandos e familiares para identificar, priorizar, elaborar e avaliar os esforços da instituição na rotina de atendimento.

Acreditado Diamante – A instituição manteve a certificação canadense Qmentum International IQG, com selo Acreditado Diamante, que coloca a unidade paraense como a única pública da área da saúde no Norte e Nordeste do Brasil, e uma das poucas no país com o reconhecimento pela excelência de gestão.

A certificação Qmentum internacional é considerada uma das mais importantes metodologias na área de Acreditação Hospitalar do mundo, com padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde.

Corrida ambiental – O CIIR conquistou o 2º lugar na “Corrida Ambiental”, que faz parte do projeto “Guardião Azul”, uma campanha nacional para impulsionar boas práticas de preservação do meio ambiente e à vida. A ação contou com a participação de outros hospitais públicos administrados pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa.

Expedições – O CIIR é integrante no projeto do Governo do Estado denominado de expedição “Saúde por todo Pará em territórios indígenas”, que viabiliza em parceria com a Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais (Cesipt), da Sespa, promovendo as ações de saúde no Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá Tocantins (Dsei Guatoc), na cidade de Paragominas, no sudeste estadual, e no município de Santarém, no Oeste do Pará.

Nas duas expedições, o CIIR realizou mais de 600 atendimentos por meio de especialidades em fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, serviço social e psicologia, registrando 44 encaminhamentos para variadas especialidades.

Amigo do Meio Ambiente – Em dezembro do ano passado, pela segunda vez consecutiva, o certificado de Menção Honrosa do prêmio “Amigo do Meio Ambiente 2022”, concedido pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, uma iniciativa que reconhece o esforço de serviços em saúde que desenvolvem projetos sustentáveis para a preservação do meio ambiente, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atendimento – Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 4042.2157 / 58 / 59.

Texto: Pallmer Barros/CIIR

Fotos: Divulgação