Comissão da Sespa visita obras da nova unidade da Clínica de Cuidados Paliativos Oncológicos

Comissão da Sespa visita obras da nova unidade da Clínica de Cuidados Paliativos Oncológicos

20/03/2024 Off Por Mozart Lira

Nesta quarta-feira (20), a Secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, e o secretário adjunto de Gestão Administrativa, Edney Pereira, fizeram uma visita técnica às obras do prédio onde funcionará as novas instalações da nova Unidade da Clínica de Cuidados Paliativos Oncológicos (CCPO) do Hospital Ophir Loyola (HOL), em Belém.

A clínica tem o objetivo de garantir a assistência personalizada e qualificada a pacientes com câncer em estágio avançado, sem possibilidades de cura, com atendimento humanizado para controle da dor. “É um espaço que vai trazer dignidade aos que estão fora das possibilidades terapêuticas, de forma que tenham melhoras condições de sobrevida, em instalações mais confortáveis possíveis”, explica a titular da Sespa, Ivete Vaz.

Segundo o secretário adjunto, Edney Pereira, a clínica apresentará um serviço de alta resolutividade e articulado com políticas públicas que garantirão ambiente adequado à assistência humanizada, com suporte de uma infraestrutura hospitalar e retaguarda do Ophir Loyola. “A iniciativa vai otimizar essa perspectiva terapêutica e ao mesmo tempo dinamizar o fluxo de leitos no hospital sede”, acrescentou.

A previsão é de que o espaço seja inaugurado ainda no primeiro semestre deste ano. Na ocasião, os secretários foram acompanhados pelo diretor geral do HOL, João de Deus.

Ao todo, a CCPO tem dois pavimentos, com uma área total de 2.508,7 m². No térreo haverá sala de espera e área de internação, à semelhança de uma unidade de terapia semi-intensiva, e dois leitos de isolamento. Também haverá acesso direto às ambulâncias para transferir os pacientes com rapidez e conforto ao HOL. No primeiro andar funcionarão todos os serviços de apoio, como consultórios, sala de ultrassonografia, recepção, rouparia, nutrição e dietética, esterilização e descanso para plantonistas.

O local contará ainda com serviço de fisioterapia, almoxarifado, cozinha e estar médico. “Aqui, serão ofertados 40 leitos de internação. A assistência será desenvolvida por uma equipe multidisciplinar, que atuará no alívio do sofrimento dos pacientes em todos os aspectos”, enfatizou João de Deus.

O prédio passou por intervenções para se readequar de acordo com as regulamentações técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e demais normas do Ministério da Saúde em vigor.

Serviço: A unidade será localizada na Rua dos Mundurucus, n° 1014, no bairro do Jurunas.