Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo é indicada para prêmio nacional

Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo é indicada para prêmio nacional

10/07/2021 Off Por Roberta Vilanova

Indicação ao Prêmio Brasil Mai Inclusão é realizado pelo governo federal

A Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (CEPA), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará, foi indicada para o “Prêmio Brasil Mais Inclusão- Sinal de Reconhecimento à Pessoa com Deficiência” do governo federal. A iniciativa é um incentivo a ações de ONG’S, entidades, projetos e programas em todo o país e busca reconhecer ações que valorizem a pessoa com deficiência e as políticas de inclusão. A indicação ao prêmio foi feita pelos deputados federais Cássio Andrade (PSB/PA), Cristiano Vale (PL/PA), Elcione Barbalho (MDB/PA) e José Priante (MDB/PA).

“Essa indicação ao prêmio é um reconhecimento muito importante para nós de todo esse trabalho, de toda essa luta e nós já estamos felizes apenas com a indicação, tendo em vista que o prêmio é dado através de um estudo feito por parlamentares de projetos em prol da inclusão de pessoas com deficiência”, afirma a coordenadora da CEPA, Nayara Barbalho.

A CEPA está concorrendo na categoria “Mérito João Ribas” dedicada as entidades, organizações não-governamentais e empresas.  A votação acontece na próxima quarta-feira (14) e a solenidade de premiação ainda não teve a data definida pela organização do evento. Os premiados receberão diploma de menção honrosa.

CEPA – A Coordenação de Políticas para o Autismo foi criada em maio de 2020 e trabalha para a criação de políticas públicas integradas baseadas em evidências científicas para a implementação de uma política estadual de proteção dos direitos da pessoa com autismo. Além de um novo modelo de atendimento a coordenação propõe a reestruturação da rede, que foi criada uma base de dados sobre o autismo no Estado do Pará com a realização de projetos intersetoriais com diversas secretarias e órgãos do Governo para que seja possível atingir o máximo de pessoas em prol da inclusão.

“Mesmo durante a pandemia, não deixamos de dar apoio as pessoas com deficiência e essa indicação ao Prêmio se mostra como o reconhecimento de um trabalho árduo e diário que vem sendo realizado pela equipe”, afirma o Secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

Para mais informações sobre a CEPA acesse: Autismo – Secretaria de Saúde | SESPA (saude.pa.gov.br).

Texto: Caroliny Pinho/Sespa