Sespa promove ações de saúde e prevenção em Salinópolis

10/07/2021 Off Por Roberta Vilanova

Ação oferece testes rápidos para a detecção de HIV Aids, Sífilis e Hepatites B e C

Pelo segundo final de semana de julho equipes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) atuam no município de Salinópolis, nordeste paraense, realizando ações de orientação, prevenção e saúde para os veranistas. Na ação, a Sespa está promovendo vacinação e exames para a detecção de hepatites, sífilis e HIV Aids.

As equipes da Divisão de controle de Doenças Transmissíveis, em conjunto com o 4° Centro Regional de Saúde, estão disponibilizando para a população vacinas para influenza, que protege contra gripe; tríplice viral, que combate sarampo, caxumba e rubéola; e hepatite B. Também são realizados testes rápidos para a detecção de HIV Aids, Sífilis e Hepatites B e C.

As ações fortalecem também a campanha julho amarelo, que é o mês de conscientização das hepatites virais. Ao todo, mais de 84 doses de vacina foram aplicadas e mais de 67 testes rápidos foram realizados até este sábado (10).

O centro de atendimento está instalado no Centro Integrado de Comando da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), no final da praia do Atalaia, próximo ao Atalho da Sofia, e fica disponível para toda a população das 9h às 13h.

Também estão sendo aplicadas doses de vacina contra hepatites virais

“Nossa ação é muito importante para a população, pois traz a facilidade do acesso ao diagnóstico e vacinas que evitam doenças imunopreveníveis, além da educação em saúde, com a conscientização dos veranistas para a prevenção das hepatites virais, tendo em vista que estamos no mês dê atenção a essas infecções” avaliou Marília Leão, coordenadora de hepatites virais da Sespa.

Orientação– Além das equipes de testagem e vacinação, também atuam no município agentes da Vigilância Sanitária Estadual realizando orientações em bares e restaurantes para o cumprimento do Decreto n°800, em conjunto com outros órgãos da segurança.

Durante as visitas, equipes da vigilância realizam a orientação de estabelecimentos comerciais como bares e restaurantes para verificar condições sanitárias e cumprimento do Decreto, sendo notificado o estabelecimento em caso de identificação de irregularidades. Todas as notificações são repassadas a vigilância municipal para que adote as medidas cabíveis.

Técnicos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Estadual) também participam da ação verificando condições de trabalho como por exemplo escala e carga horária de funcionários.

No total, foram realizadas 36 abordagens desde a última sexta-feira (9) até este sábado, conjuntamente pelas equipes.

Para o secretário de saúde pública, Rômulo Rodovalho, as ações de saúde são essenciais no município que recebe muitos veranistas durante o mês de julho. “A Secretaria está presente também no verão para trazer saúde à população. Salinas recebe sempre um grande movimento nesse período de férias e por isso a Sespa estará presente em todos os finais de semana em conjunto com outras secretarias garantindo saúde e segurança a todos”, afirmou.

Texto: Laís Menezes/Sespa