Crianças internadas no Hospital Abelardo Santos se encantam em roda de leitura

Crianças internadas no Hospital Abelardo Santos se encantam em roda de leitura

14/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

Ação na ala de pediatria estimula a imaginação dos pequenos e minimiza a angústia da hospitalização

Estimular a imaginação de crianças internadas no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, foi a estratégia usada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da unidade para minimizar a ansiedade e o estresse do período de internação hospitalar. A ação de transportar os pequenos para o mundo da leitura por meio de histórias ocorre ao menos uma vez ao mês, na ala de pediatria.

A pequena Yumi Benito, 5 anos, está internada no HRAS desde o dia 8 de agosto para tratar uma pneumonia. Durante a programação, ela ficou com o olhar atento e curioso. A menina aprendeu toda a história e ainda explicou para as outras crianças o que entendeu. “Eu gostei de aprender sobre a bíblia e aprendi que Deus sempre está com a gente”, disse.

Para a dona de casa Daiane Oliveira, de 47 anos, que está acompanhando o filho Levi, 8 anos, que foi encaminhado de Igarapé-Açu para realizar uma cirurgia no polegar direito, a iniciativa foi providencial. “Estamos aqui há um dia, mas ele estava ansioso, e essa atividade com certeza vai ajudá-lo a tirar o estresse”, comentou.

A ação de leitura acontece, ao menos, uma vez ao mês, na ala de Pediatria

Iniciativa – A ação destinada às crianças busca transmitir uma mensagem de esperança e alegria através do universo lúdico. Já para os pais e acompanhantes, a iniciativa trata-se de uma união de fé. “As histórias, orações e louvor são, para as crianças, um brincar diferenciado, com o mesmo propósito: transmitir alegria e esperança neste período de tratamento e recuperação”, destacou a psicóloga Radharini Andrade, secretária do GTH.

A atividade foi conduzida pelos voluntários do grupo Cem por Cento Liberdade. “Nosso objetivo é levar a palavra de Deus e conforto para as pessoas. E sempre finalizamos com uma oração e abrimos espaço para testemunhos. Além disso, se as pessoas quiserem falar de forma mais reservada com a gente, sempre ficamos à disposição”, explicou a voluntária Cléia Coutinho.

Para o enfermeiro diarista da clínica pediátrica do HRAS, Thyago Silva, ações como essa são sempre bem-vindas, favorecendo o ambiente lúdico às crianças, preenchendo o tempo disponível fora da rotina hospitalar. “Projetos como esse fazem toda a diferença no hospital, tornando o período de internação mais leve e humanizado”, observou.

Perfil – A unidade dispõe de 25 leitos pediátricos e conta, ainda, com uma urgência e emergência infantil. “Atendemos, em média, 320 crianças por dia no HRAS. E sempre procuramos desenvolver projetos e ações para que o contexto hospitalar como um lugar de sofrimento e de dor, seja desmistificado. E desta vez, buscamos trazer a alegria e o sorriso por meio do encantamento das histórias”, observou o gestor.

O Hospital Abelardo Santos é uma unidade pública do Governo do Estado do Pará administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), que visa ter a humanização como missão fundamental na prestação de seus serviços.

Texto: Ascom/HRAS

Fotos: Divulgação