Cuidados com a saúde mental são oferecidos às mães de bebês na UTI do regional do Marajó

12/07/2021 Off Por Roberta Vilanova

Roda de conversa com as mães de bebês internados na UTI Neonatal e UTI pediátrica

Na manhã desta segunda-feira (12), o serviço de Psicologia do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, promoveu uma roda de conversa com as mães que acompanham seus bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)/neonatal e na UTI pediátrica. A ação de  educação em saúde foi ministrada pela psicóloga do HRPM, Ruane Wana.

‘’Foi proposto um grupo de encontro com as mães da UTI neo UTI pediátrica, para que elas possam compartilhar as suas histórias, suas vivências e as lutas diárias, para que elas pudessem observar o discursos das outras e perceber  que elas não estão sozinhas’’, observou a psicóloga.

Psicóloga Ruane Wana

No decorrer da ação, dinâmicas foram realizadas, gerando interação entre elas, que levou alegria e melhora da auto-estima. Foi disponibilizada uma caixinha de presente para cada mãe, e elas tiveram a possibilidade de se autopresentear com frases motivadoras, como: sou muito guerreira, sou muito persistente; sou muito positiva, entre outras. “Através desse processo elas acabam falando coisas positivas que vai ser perdendo, gradativamente, no período de internação, sempre a visão volta para o paciente”, acentuou  Ruane Wana.

Segundo a profissional, em junho deste ano, o setor de Psicologia realizou 225 atendimentos junto aos usuários assistidos pela Unidade de saúde. No mesmo período, foram realizados 25 partos (entre normal e cesário).

A pedagoga Maria Luzia Corrêa, 29 anos, sua filha prematuramente, com 32 semanas, no regional do Marajó. Por isso, participar dessa atividade é muito importante para ela renovar as energias. ‘’Foi muito bom pra nós mães, principalmente, nesse momento difícil que estamos passando, depois de tanto tempo aqui no hospital. Foi uma ótima experiência de compartilhar nossas histórias. Sou muito grata a Deus pela psicóloga. Só tenho a agradecer a esses momentos tão bons para refletir’’, pontuou a pedagoga.

Serviço: O HRPM é um órgão do Governo do Estado administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A Unidade presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital fica localizado na avenida Rio Branco, 1.266, no bairro Centro, município de Breves. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.

Texto: Lucas Brilhante/HRPM