Graesp conclui mais uma rota de voo para distribuição das vacinas contra a Covid-19

Graesp conclui mais uma rota de voo para distribuição das vacinas contra a Covid-19

13/07/2021 Off Por Roberta Vilanova

Equipe do governo na missão da logística para entrega das vacinas

A parceria entre a Secretaria de Estado e Saúde Pública (Sespa) e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), com a participação do Grupamento Aéreo de Segurança (Graesp), vinculado à Segup, finalizou a distribuição de mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19 no interior, na manhã desta terça-feira (12). O Graesp garante a entrega rápida e segura dos imunizantes recebidos do governo federal para as mais diversas localidades do Estado do Pará.

“A parceria entre a Sespa e a Segup para a distribuição das doses tem sido fundamental para que o Estado avance na campanha de vacinação contra a Covid-19. Isso significa mais paraenses vacinados e mais vidas salvas. Temos conseguido entregar as vacinas em até 48 horas após a chegada das remessas e esse trabalho bem-sucedido só está sendo possível graças a interação entre as pastas”, afirma o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

Helicópteros do Graesp momento antes dos voos nesta terça-feira

Três aeronaves, sendo dois helicópteros e um avião foram empregados na missão para conduzir as vacinas até os municípios do Marajó, Cametá (Baixo Tocantins), Marabá e Parauapebas, esses dois últimos na região sudeste estadual.

“Formulamos um planejamento de voo semanal para cumprir com a distribuição das vacinas nos municípios do Estado. Nosso trabalho é fazer com que elas cheguem o mais rápido possível para atender a demanda de vacinação dos interiores. Elas são entregues nas regionais de saúde e de lá a Secretaria de Saúde faz a distribuição para as unidades e postos de cada localidade”, disse o diretor do Grupamento Aéreo de Segurança Pública, cel. Armando Gonçalves.

A distribuição das doses tem o apoio das Polícias Militar e Civil

Localidades – As rotas de voo para a distribuição das remessas contendo os imunizantes estão sendo deslocadas para os municípios de Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari, Santa Cruz do Arari, Ponta de Pedras, Muaná, Oeiras e São Sebastião, Marabá, Cametá e Parauapebas. Além da rota aérea, as vacinas também são levadas pelos rios, com o apoio das embarcações do Grupamento Fluvial (Gflu) e, por vias terrestres, com os veículos da Sespa. A distribuição conta também com o apoio das polícias Civil e Militar.

Texto: Walena Lopes/Segup
Fotos: Rodrigo Pinheiro/Ag. Pará