HGT institui ação de sustentabilidade ao criar o ‘Dia da Bike’ para reduzir a emissão de gases poluentes

HGT institui ação de sustentabilidade ao criar o ‘Dia da Bike’ para reduzir a emissão de gases poluentes

01/02/2023 Off Por Roberta Vilanova

O projeto Guardião Azul promove ações voltadas à sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente

Desde 2022, o Hospital Geral de Tailândia(HGT) vem promovendo ações voltadas à sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente, junto aos colaboradores, usuários e acompanhantes, ao aderir o projeto “Guardião Azul”, do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra a unidade hospitalar m parceria com a secretaria de estado de saúde Pública (Sespa).

A campanha pretende elevar o patamar da gestão sustentável na saúde e ser uma das maiores iniciativas ambientais da área hospitalar já promovidas no País. Em decorrência desse projeto, várias iniciativas foram adotadas pela unidade hospitalar e a gestão quer promover ainda mais ações nesse ano.

Entre essas ações, nesta semana, o HGT implantou  o “Dia da Bike”, ação que incentiva os colaboradores a realizarem o trajeto de suas casas ao trabalho de forma mais saudável e sem poluição, por meio do uso de bicicletas, substituindo os carros e motos, emitindo, dessa forma, menos gases nocivos ao meio ambiente.

Emanuelle Campiolo, enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e membro da Comissão de Sustentabilidade do HGT, comenta sobre o projeto. “Participar da campanha e apoiar a comissão foi um ensinamento de conscientização para um ambiente mais saudável. Aprendi que em pequenos gestos podemos ajudar o meio ambiente e promover o bem comum. Pelo caminho, percebi o quanto é cômodo vir de carro para o trabalho, mas que, ao aderir o projeto, o meu dia a dia, além de fazer bem pra mim em me exercitar, estarei economizando e fazendo o bem para o meio ambiente”.

HGT institui ação de sustentabilidade ao criar o ‘Dia da Bike’ para reduzir a emissão de gases poluentes

Durante o “Dia da Bike”, foram distribuídas  frutas para os colaboradores como forma de incentivo para de adotarem a iniciativa. Uma dessas colaboradoras que participaram do projeto foi Sthephanye Carvalho, auxiliar Administrativo do Almoxarifado. Ela enfatiza a importância do cuidado com o meio ambiente e que essas ações da Comissão de Sustentabilidade devem ser contínuas, visto que cuidar do nosso planeta é um trabalho de todos. “O lançamento dessa ação foi bem interessante. Foi maravilhoso participar. Precisamos dar continuidade neste projeto para obtermos resultados efetivos a longo prazo”, comentou Sthephanye.

Estrutura – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto: Ascom/HGT