HRT alcança 90% de satisfação entre usuários, com investimentos em assistência

01/02/2023 Off Por Roberta Vilanova

Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba

O Hospital Regional do Tapajós (HRT), Teófilo Olegário Furtado, tem se destacado por seus esforços contínuos para melhorar os serviços e capacitar seus profissionais. Em 2022, o HRT alcançou uma impressionante média geral de 90% no índice de satisfação dos usuários, comprovando a eficácia dos investimentos realizados para promover assistência de qualidade, segura e humanizada à população. Dados apurados ao longo de 2022, mostram que a média chegou a 95% em alguns meses, evidenciando a aprovação dos usuários para a gestão do hospital.

Este índice está bem acima da média estabelecida pela Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), que é de 70%. Isso demonstra o compromisso da unidade em oferecer um atendimento de qualidade e a preocupação constante em melhorar a experiência dos usuários.

A avaliação da qualidade do trabalho prestado pelo Hospital é realizada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que monitora, diariamente, incluindo finais de semana, o nível de satisfação dos usuários por meio de questionários. Com base nesses documentos, o SAU analisa as reclamações, elogios e sugestões e encaminha aos setores competentes para as devidas providências. Todas as informações são usadas para melhorar continuamente a assistência oferecida à população, além disso, todos os elogios são colocados no Mural de Elogios do SAU, disponibilizados nos setores.

Serviço de Atendimento ao Usuário tem papel fundamental na coleta de opiniões e sugestões para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos

A supervisora do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) no HRT, a assistente social Alcivane Caldeira, explica que o objetivo principal é garantir a qualidade do atendimento oferecido pela unidade. “A equipe obtém informações valiosas sobre a experiência dos pacientes através de questionários, consultas por telefone ou na sala de atendimento e caixas de sugestões, fortalecendo assim o canal de comunicação e relacionamento entre pacientes e a unidade, acompanhando o desempenho das áreas assistenciais e de apoio, para melhoria contínua do atendimento, tornando-o mais ágil e acolhedor.”

A pesquisa é feita nas Unidades de Internação, Acolhimento, Ambulatório e Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT).

Satisfação – Para o paciente Vinios Vieira Silva, 58 anos, morador de Rurópolis, que recebeu alta no Hospital Regional do Tapajós neste mês de janeiro, o atendimento foi excepcional. À equipe do SAU, ele afirmou: “Eu estou de alta e não poderia estar mais agradecido pelo excepcional atendimento que recebi durante minha estadia aqui. Todos os funcionários, desde os enfermeiros até os médicos, foram incansáveis em sua dedicação em me cuidar e me fazer sentir confortável.”

Mais sobre a unidade – Atualmente, o hospital conta com 153 leitos de internações, sendo 81 clínicos cirúrgicos, 19 clínicos médicos, 20 UTI Adulto, 10 UTI Pediátrica, 10 UTI Neonatal, 08 Ginecológicos e obstétricos e 05 leitos UCI Canguru. Além disso, disponibiliza de outros 16 leitos de pronto atendimento, sendo 06 Adultos, 06 Pediátricos e 04 de estabilização (Sala-Vermelha); totalizando 169 leitos operacionais.

Texto: Ascom/HRT

Fotos: Jader Paes/ Ag. Pará