Hospital Abelardo Santos investe em simulação realística em treinamentos assistenciais

01/02/2023 Off Por Roberta Vilanova

Metodologia de aprendizagem inovadora permite experiência prática em ambiente seguro

Com um corpo laboral de ao menos 80% formado pela equipe assistencial, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, aposta na implantação de um Núcleo de Educação Assistencial (NEAS) para aprimorar o desenvolvimento prático e teórico de seus colaboradores. A estratégia busca trazer novas estruturas pedagógicas, para sair do campo tradicional e focar na aprendizagem ativa por meio de simulações realísticas.

Formar profissionais críticos e ampliar a visão do cuidado também é outra proposta da criação do núcleo dentro do Abelardo Santos. “O NEAS veio para engrandecer o desenvolvimento teórico-prático de nossos profissionais, além do benefício de ter uma equipe de ponta, outras vantagens já identificadas são: a retenção de talentos, a motivação dos colaboradores e o diferencial competitivo”, detalhou a gerente assistencial do HRAS Adriléia Brito.

Capacitação – Para a enfermeira diarista do HRAS, Clara Tenile, que participou com a sua equipe do treinamento sobre o uso correto de administração de medicamentos, baseado na interpretação de prescrições, no NEAS, esse tipo de metodologia é muito importante para esclarecer as dúvidas e colocar em prática todo aprendizado da teoria. “Desta forma conseguimos mostrar pontos de melhorias que estão em detalhes simples. O resultado é sempre bastante positivo”, afirmou.

A técnica de enfermagem Rosilene Garcia, ressaltou que as capacitações para a equipe assistencial reforçam a aprendizagem e ampliam as técnicas que buscam o melhor tratamento para o paciente. “Essa metodologia combinando teoria e prática é um diferencial nas unidades de saúde. É muito bom para identificar e corrigir possíveis erros. Uma grande possibilidade de melhorar e evoluir profissionalmente”, enfatizou.

Treinamento sobre o uso correto de administração de medicamentos, baseado na interpretação de prescrições

Simulação realística– A simulação realística é uma metodologia de aprendizagem inovadora, que permite e experiência prática, em ambiente seguro, seguida de reflexão guiada. É utilizada para desenvolver habilidades técnicas, a comunicação, além do trabalho em equipe, liderança e tomada de decisão. Outro benefício é a relação do uso da simulação realística com melhores desfechos clínicos e a promoção da autoconfiança dos profissionais.

Infraestrutura– O Núcleo no Hospital Abelardo Santos dispõe de uma sala equipada por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e leito de UTI adulto e manequins simuladores de enfermagem para cuidados com o paciente. Além disso, o espaço possui carteiras para serem abordadas as introduções teóricas e nivelar o conhecimento da equipe, antes da simulação realística, para que todos possam acompanhar a parte prática sem grande dificuldade.

O NEAS iniciou suas atividades em julho de 2022, e no período de seis meses, já soma 28 treinamentos realísticos, teórico-práticos realizados. Para a enfermeira, Jamilly Silva, responsável pelo setor, esse novo método de ensino veio para modificar substancialmente as estratégias educativas, usando a prática como fonte de conhecimento, problematizando o próprio fazer. “Assim trazemos a equipe assistencial como atores reflexivos da prática, formadores do conhecimento e de alternativas de ação, ao invés de receptores”, observou.

No HRAS, as capacitações já fazem parte da rotina dos colaboradores da unidade. “Investimos constantemente na qualificação dos nossos profissionais, seja nas salas específicas ou “In Loco” no próprio setor. Acreditamos que um profissional bem treinado possui uma motivação maior na execução de suas tarefas, assim como, oferecerá uma assistência mais segura aos nossos paciente”, ressaltou o diretor geral do HRAS, Jean Cleber.

Serviço: O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Pará. A instituição é administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Secom