Em construção, Hospital Regional de Ourilândia do Norte será referência na área da PA-279

30/06/2021 Off Por Roberta Vilanova

Governador Helder Barbalho durante a visita técnica às obras do Hospital

O governador Helder Barbalho esteve nesta quarta-feira (30) no canteiro de obras do Hospital Regional de Ourilândia do Norte (HRON), no Sudeste do Pará. A construção de mais uma unidade da rede pública de saúde estadual vai fortalecer o atendimento de média e alta complexidade na região, reduzindo a demanda de usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) para Belém, e também para o Tocantins, devido à proximidade dos municípios com o Estado vizinho.

O empreendimento é fruto de uma parceria entre o Governo do Pará e a mineradora Vale. O Hospital será construído com recursos da mineradora e entregue ao governo do Estado. É um trabalho conjunto, entre o poder público e a iniciativa privada, que vem dando resultados em outros setores, como Assistência Social e Cidadania, com a construção de seis Usinas do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz).

Helder Barbalho ressaltou a importância das parcerias em obras essenciais para a população

“Hoje é um data importante, em que nós estamos juntos aqui para fazer com que o sonho dessa região volte a aflorar a esperança de termos um Hospital Regional para atender toda a PA-279. Mais do que isso, esse Hospital estará compondo todo o sul e sudeste do Estado como um equipamento fantástico para salvar vidas. Com este Hospital, estratégico para essa região, nós estaremos garantindo o que há de mais importante para todos nós, a vida. O Pará não é adversário da Companhia. Nós queremos a Vale do nosso lado, sempre trabalhando lado a lado. Agora, nós não queremos a Vale na nossa frente. O Pará não deve ser apenas um instrumento para a Vale  enriquecer. O Pará deve ser uma ferramenta para crescer junto com a Companhia, e é isso que nós vamos construir com iniciativas como esta, que está sendo feita em parceria da Vale com o governo do Estado”, ressaltou o governador.

O vice-presidente Executivo da Vale, Luiz Osório, reafirmou o compromisso da empresa de trabalhar em parceria com o Pará. “Vai ser um centro de excelência hospitalar, de atendimento de alta complexidade, que vai beneficiar mais de meio milhão de pessoas de 15 municípios do Sudeste do Pará. Ao investir na construção do Hospital Regional de Ourilândia, na aquisição de equipamentos hospitalares e aparelhos especializados para a unidade, nós, da Vale, reafirmamos o nosso compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do Pará. Estamos determinados a seguir avançando, com humildade, escuta e muito diálogo”, garantiu Luiz Osório.

O Hospital Regional de Ourilândia do Norte vai oferecer atendimento em diversas especialidades

Estrutura – A nova unidade vai oferecer atendimento ambulatorial e de internação nas especialidades de Pediatria, Obstetrícia de Alto Risco, Gastroenterologia, Oncologia, Neurologia, Nefrologia, Cardiologia, Pneumologia, Traumato-Ortopedia, Urologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, Cirurgia Bucomaxilofacial, Oftalmologia e Otorrinolaringologia.

Com 8.065 metros quadrados de área construída, o Hospital Regional contará com 120 leitos, sendo 90 clínicos, 10 de UTI Adulto, 10 de UTI Neonatal e 10 de UTI Pediátrica. Para suporte ao atendimento aos usuários, o HRON também terá um Centro de Apoio Diagnóstico com serviços de raios-X, ultrassonografia, eletrocardiografia, prova de função pulmonar, eletroencefalograma, ergometria, endoscopia, colonoscopia, ressonância magnética, mamografia, densitometria óssea, laboratório de análises clínicas e laboratório de anatomia patológica.

Além de Ourilândia do Norte, serão beneficiados os municípios de Conceição do Araguaia, Água Azul do Norte, Bannach, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Pau D’Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã, Xinguara e outros municípios do sul e sudeste.

Compromisso – O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, disse que o Hospital Regional será mais uma importante unidade hospitalar colocada à disposição da população. “São 120 novos leitos que entrarão na nossa rede regional, visando atender todas as necessidades dos municípios do Araguaia. É mais um compromisso do governo do Estado de levar saúde a toda a população paraense”, disse o gestor.

Com várias especialidades, o HRON será referência para a população, que “não vai precisar mais se deslocar aos nossos Hospitais Regionais em Marabá e Redenção, e tampouco para Belém”, acrescentou o secretário.

O prefeito de Ourilândia do Norte, Júlio César Dairel, definiu a visita do governador ao município como um “ato histórico”, principalmente por marcar a retomada da construção do Hospital Regional da PA-279. “O Hospital Regional era tudo que o ourilandense queria devido à falta de leitos de UTI na região. Portanto, esse Hospital vai sanar todas as nossas dificuldades na área de alta complexidade em saúde”, ressaltou.

Júlio Dairel também agradeceu pela entrega de um bloco de salas de aula e um auditório na Escola Estadual de Ensino Médio Romildo Veloso e Silva, e mais 47 benefícios do programa habitacional Sua Casa. “É o compromisso do governo do Estado com a PA-279 e com Ourilândia do Norte”, reiterou o prefeito.

Texto: Tayná Horiguchi/Cosanpa

Fotos: Marcelo Seabra/Ag.Pará