Campanha do Hospital Regional do Baixo Amazonas arrecada mais de 1,7 tonelada de alimentos

30/06/2021 Off Por Roberta Vilanova

Família do menino Rafael Albuquerque representou os demais pacientes no ato de entrega das cestas de alimentos

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, arrecadou 1.756 quilos de alimentos em campanha solidária, realizada por profissionais de saúde da unidade. Foram mais de 3,2 mil produtos alimentícios, que resultaram em 114 cestas básicas para doação aos pacientes do Hospital que estão com as famílias em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa faz parte da campanha Junho Solidário. Na manhã desta quarta-feira (30), a família do menino Rafael Albuquerque, 8 anos, em tratamento oncológico no Hospital, foi a primeira a receber a cesta de alimentos. A mãe do paciente, Clarice Albuquerque, do município de Trairão, no Sudoeste do Pará, disse que a “doação vem em boa hora. Fico muito agradecida a todos os profissionais. Estou acompanhando o tratamento do meu filho, e meu marido trabalha na roça em Trairão e nos ajuda financeiramente, mas aqui moramos de aluguel”.

Os profissionais arrecadaram mais de 1,7 tonelada de alimentos durante o Junho Solidário

A arrecadação de alimentos pelo HRBA é apenas a primeira etapa de uma gincana solidária em andamento. O Hospital pretende arrecadar, até dezembro deste ano, mais alimentos e brinquedos. “A gincana está sendo realizada em três etapas. A primeira foi o ‘Junho Solidário’, que tinha a meta de arrecadação de uma tonelada de alimentos, e ultrapassamos. A partir de agora, vamos continuar a campanha para o ‘Outubro Solidário’, que pretende receber também a doação de brinquedos para as crianças internadas. Por último, temos o ‘Natal Solidário’, com meta de arrecadação de 1,5 tonelada de alimentos”, informou Patrícia Nogueira, supervisora de Humanização do HRBA.

De acordo com a profissional, “na dinâmica criada pela unidade os setores mais engajados na campanha irão ganhar menção honrosa de Setor Solidário 2021, durante as atividades referentes ao Natal”.

Referência – O Hospital Regional do Baixo Amazonas conta com mais de 1.500 profissionais. Na campanha, organizada pelo Grupo de Ações e Eventos de Humanização (Gaevh), em parceria com o Grupo de Trabalho e Humanização (GTH), os profissionais se mobilizaram para ajudar os pacientes e seus familiares.

“Somos referência para 30 municípios do Oeste do Pará, Baixo Amazonas e Xingu. Muitos precisam ser transferidos de suas cidades para buscar atendimento aqui, e enfrentam dificuldades. A pandemia, infelizmente, intensificou crises e desamparou muitas famílias. Queremos ajudar, ou pelo menos minimizar, essas dificuldades com doação de amor e alimento a quem mais precisa”, ressaltou Hebert Moreschi, diretor hospitalar.

Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, a ação pode fazer a diferença para muitas famílias. “Apenas isso não resolve o problema do desemprego e fome que temos no País. Mas a maior lição é que podemos fazer, todos, um pouco para diminuir muito a dor do mundo”, disse o secretário.

Funcionários do HRBA se unem para minimizar o sofrimento dos pacientes

O HRBA está entre os melhores hospitais públicos do País desde 2012, ano em que foi reconhecido, primeira vez, por boas práticas assistenciais pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A ONA certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com ênfase na segurança do paciente. A unidade integra a rede de saúde pública mantida pelo Governo do Pará, sendo gerenciada pela organização Pró-Saúde, por meio contrato de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Anna Karla Lima/HRBA