Em Itaituba, Hospital Regional do Tapajós ganha sala de apoio para amamentação

02/06/2023 Off Por Roberta Vilanova

Espaço será utilizado para orientação, acolhimento e boas práticas de incentivo ao aleitamento materno

Um espaço afetivo de 25 metros quadrados na área de Acolhimento do Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, município do sudoeste estadual, garante a nova sala de amamentação. Um local de acolhida, orientação e incentivo ao aleitamento materno, com fraldário, lavabo e poltronas, a sala disponibiliza uma equipe assistencial apta a ajudar as usuárias. A novidade foi entregue na quinta-feira, 1º de junho.

Regulamentadas pelo Ministério da Saúde, as salas de apoio à amamentação são espaços em que a mulher, com conforto, privacidade e segurança, pode esvaziar as mamas, armazenando seu leite em frascos previamente esterilizados para, em outro momento, oferecê-lo ao filho no caso de não ser possível o contato pele a pele. Ou então, a usuária pode ficar à vontade para sentar e amamentar a criança enquanto aguarda atendimento na unidade de saúde. O novo espaço funciona das 7h às 19h, todos os dias da semana.

No Hospital Regional, a sala terá tripla finalidade, pois além de dar suporte à mulher trabalhadora, servirá como polo de assistência às mamães durante o atendimento no ambulatório e no Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT).

“Ainda em 2023, temos índices baixos de aleitamento exclusivo até os seis meses, e ainda mais baixos em relação à amamentação até os dois anos de idade. Então, iniciativas como essa são fundamentais, pois materializam que a gestão entende a importância da amamentação para a saúde dos bebês e o bem-estar das mães, não só para nossas funcionárias, mas também para qualquer usuária que esteja em atendimento no Regional do Tapajós. O projeto da sala é pioneiro no oeste paraense e vem de um sonho que hoje se torna realidade, espero que sirva de modelo para outras instituições” defende Matheus Coutinho, diretor-geral da unidade.

A unidade hospitalar, que atende 100% SUS, é referência em obstetrícia de alto risco e conta com mais de 85% de mão de obra feminina. Entre elas, grávida de 28 semanas, está Alice da Silva Sousa. A enfermeira está ansiosa para usufruir do espaço. “Ficou maravilhoso, aconchegante e tem um significado enorme para todas nós, principalmente para as colaboradoras, pois ter uma instituição que se preocupa conosco, com o nosso retorno pós-licença maternidade, enche nossos corações de alegria”, fala.

“A novidade vem como um marco inovador dentro da realidade do nosso município, acolhendo e fortalecendo o vínculo mãe e filho. Ela proporciona um melhor conforto na hora de amamentar nossos filhos e nos deixa menos apreensivas quanto a manter a nutrição adequada dos nossos pequenos no retorno ao trabalho”, diz Cristhianny Almeida, supervisora de nutrição clínica do HRT que está no 9° mês de gestação.

A sala dará suporte à mulher trabalhadora e servirá como polo de assistência às mamães durante o atendimento no ambulatório e no Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT)

Para Edielma Patrícia Lira da Silva, enfermeira da UTI adulto, nos dias atuais, a mulher vem conquistando ainda mais o espaço de trabalho e ter um local adaptado para a prática da amamentação é fundamental para o conforto e a segurança da mãe e do bebê, garantindo assim, maior probabilidade de amamentação exclusiva até os seis meses de idade. “Então, a sala representa esperança para a realização adequada dessa prática, me deixando mais confiante de que posso sim ser mãe e, ao mesmo tempo, estar inserida em meu local de trabalho que eu tanto gosto de estar”, pontua.

Além dos colaboradores, a entrega da sala de amamentação foi prestigiada pelo Secretário Regional de Governo do Sudoeste do Pará, Hilton Aguiar; o vice-prefeito do município de Trairão, Maurício de Lima; pela Secretária de Assistência Social de Trairão, Márcia Paes; Sueli Aguiar, Secretária Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Itaituba; e os técnicos da Secretaria Regional de Governo do Sudoeste do Pará.

“Parabenizo o hospital pela iniciativa. Gratidão também a todos profissionais pelo empenho em trabalhar para garantir mais saúde para a população da nossa região”, destaca Hilton Aguiar.

Romulo Rodovalho, secretário estadual de saúde, está otimista com a iniciativa e parabeniza o passo importante que a unidade deu. “Temos que humanizar cada vez mais, proporcionar um retorno tranquilo para a mãe que volta de licença e ao mesmo tempo dar garantia à nossa usuária de que no Regional ela terá sempre o suporte que precisa”, ressalta.

O HRT é uma unidade 100% pública administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública.

Texto: Ascom/HRT