Produção da horta hidropônica do Jean Bitar complementa alimentação de pacientes

Produção da horta hidropônica do Jean Bitar complementa alimentação de pacientes

02/06/2023 Off Por Roberta Vilanova

Colaboradores do setor de Manutenção cuidando da horta

O Hospital Jean Bitar, por meio de sua Comissão de Sustentabilidade (CS), desenvolve o projeto Horta Hidropônica, buscando materializar o pilar da sustentabilidade, essencial para uma vida mais saudável.

A unidade hospitalar desenvolve o projeto da horta, desde o ano de 2022, com um sistema de plantio e cultivo com irrigação de forma mecânica e natural, funcionando por meio da gravidade em substrato ou solução nutritiva e não no solo. Essa solução contém todos os nutrientes essenciais para as plantas, tais como: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, ferro e oxigênio, devido à gravidade e queda d’água e outros.

Atualmente, o HJB tem cultivo de hortaliças como caruru, cebolinha, jambu, chicória e rúcula, que já fazem parte das refeições dos pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade hospitalar.

Colaborador e membros da Comissão de Sustentabilidade cuidando da horta

Horta com materiais reutilizáveis – De acordo com o responsável pela implantação da horta, o vice-presidente da Comissão de Sustentabilidade e supervisor do setor de Manutenção, Waldecir Viana, o projeto foi pensando visando as técnicas sustentáveis e métodos a serem utilizados, desde o espaço onde foi implementado até os materiais recicláveis e reutilizáveis na construção, procedentes do próprio hospital.

“Hortas hidropônicas raramente são feitas a céu aberto. Normalmente, o cultivo é feito dentro de estufas de plástico, estruturas menores chamadas túneis altos e túneis baixos ou mesmo em edifícios fechados com iluminação Natural”, explica Viana.

Nutricionista em momento de colheita

A horta foi idealizada pela gestão do HJB, implantada e cuidada  por membros da Comissão de Sustentabilidade e pelos colaboradores do setor de Manutenção. O eletricista, Renan Cleyton Soares, disse que é gratificante saber que o projeto já deu certo e que complementa a alimentação dos pacientes.

“Me sinto feliz, primeiramente pelo trabalho em equipe, pois cada um contribui com o que sabe, e é muito gratificante saber que o nosso projeto está dando certo. A gente faz o nosso melhor todos os dias; cuidamos com carinho, com amor, e esses sentimentos são levados direto para o paciente, na sopa servida a eles, por exemplo. Fazemos tudo pensando neles… Nossa equipe é muito boa, e isso é só o começo. A gente está com outros projetos, inclusive, de ampliação da horta”, pontuou o colaborador.

Dayse Gurjão, responsável pelo setor que prepara a alimentação no HJB, recebendo hortaliças da horta hidropônica do Hospital

Dayse Gurjão, responsável Técnica do Serviço de Dietética e Nutrição do HJB, informou que, uma vez por semana, o setor serve sopas preparadas com as hortaliças da horta para os pacientes internados, e com a dieta liberada para o consumo do alimento.

O paciente de Muaná, ilha do arquipélago de Marajó, Lucival Ribeiro, internado há uma semana, recebeu, nesta quinta-feira (1º), a sopa pela primeira vez, junto com a refeição dele. Lucival ficou surpreso quando soube que as hortaliças foram cultivadas no próprio hospital. Ele elogiou a equipe responsável pela horta.

Paciente Lucival Rodrigues

“Eu nunca imaginei que as hortaliças que estão na minha sopa fossem produzidas no hospital. Achei que vocês tivessem comprado de alguma empresa. A sopa está deliciosa, vocês estão de parabéns. A ideia é muito boa. Tomara  que os outros hospitais também façam isso, pois assim os pacientes estarão mais seguros de que não estão comendo sua alimentação com agrotóxicos. A equipe responsável pela horta do Hospital Jean Bitar, tenho um recado para vocês: estão todos de parabéns, continuem assim”, ressaltou o paciente.

Para o diretor executivo do HJB, administrador hospitalar, Giovani Merenda, a horta hidropônica foi projetada no intuito de desenvolver desafios inovadores e vanguardistas na área da Sustentabilidade dentro do Hospital e, assim como sugeriu o o paciente, ele espera que a ideia sirva de inspiração para outras unidades hospitalares e outras instituições, que possam ter um olhar sensível em favor da saúde dos seus públicos, já que os alimentos cultivados não trazem dano algum nesse sentido.

O cariru é uma das hortaliças colhidas na horta hidropônica do Hospital Jean Bitar

“Hoje o HJB conta com uma horta 100% natural e livre de agrotóxicos. Nosso objetivo principal é contribuir com o meio ambiente e proporcionar uma vida mais saudável para pacientes e colaboradores do Hospital Jean Bitar, com as refeições preparadas com o que é colhido na nossa horta. Queremos cada vez mais realizar ações sustentáveis, disseminando esses conceitos com  campanhas de  sustentabilidade no nosso hospital, trabalhando também com a redução de custos em meio ao socioeconômico. Nosso maior desejo é que o projeto se torne referência em  Belém e região metropolitana, uma vez que, não há registros do cultivo de hortaliças no sistema hidropônico nos hospitais”, destaca o gestor Executivo.

Jambu da Horta Hidropônica 2

O Hospital Jean Bitar atua em tratamentos gastrointestinais, obesidade, diabetes, cirurgias otorrinolaringológicas e no atendimento a transgêneros, perfis assistenciais do HJB. Nos últimos 4 foram realizados 157.408 atendimentos, entre consultas médicas e não médicas, cirurgias, internações e exames internos e externos. Nesse período, foram servidas mais de 28 mil refeições, incluindo desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche tarde, jantar e ceia.

SERVIÇO: O Hospital Jean Bitar integra a rede pública de saúde do governo do Pará, com administração da Sespa e o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). A unidade fica na rua Cônego Jerônimo Pimentel, no bairro Umarizal, em Belém.

Texto e fotos: Joelza Silva/HJB