Encerrando semana do trabalhador, Abelardo Santos sorteia 26 bolsas de estudos integrais

05/05/2022 Off Por Roberta Vilanova

Beneficiados são colaboradores diretos do Hospital Abelardo Santos

Reconhecendo a importância do estudo e do conhecimento aos seus profissionais, em Belém, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, encerra a semana voltada ao Dia do Trabalhador, celebrado no último domingo, dia 1° de maio, com o apoio à educação ativa e continuada dos seus colaboradores. A unidade, nesta quinta-feira (5), sorteou 26 bolsas de estudos 100% integrais, em cursos de níveis técnico, superior e pós graduação, em instituições de ensino parceiras do hospital.

O sorteio foi voltado aos colaboradores de contratação direta da maior unidade de saúde do Governo do Pará. Os candidatos às bolsas de estudo, no decorrer da semana, puderam se cadastrar em um link, enviado pelo Recursos Humanos para todas as clínicas e setores administrativos da unidade. Ao todo, foram 235 inscrições e o curso mais concorrido foi o de graduação em nutrição, com 69 candidatos para uma vaga.

Para o diretor executivo do Abelardo Santos, Marcos Silveira, a iniciativa visa, sobretudo, a valorização profissional.“Essas bolsas são todas integrais, ou seja, 100% dos cursos ofertados serão oferecidos sem nenhum custo. Nosso objetivo é valorizar nossos profissionais, e também, mostrar para cada um deles que o conhecimento é uma fonte inesgotável. Desta forma, o HRAS, o Instituto Mais Saúde, junto ao Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), segue estimulando o aprendizado contínuo dos seus colaboradores”, defendeu o gestor.

A iniciativa visa à valorização profissional

Premiados – O auxiliar administrativo João Felipe Cavalcanti, de 24 anos, foi um dos contemplados com a bolsa. “Eu tenho apenas o nível médio e alguns cursos profissionalizantes. Era um sonho fazer um curso técnico. Agora, vou fazer e sem pagar absolutamente nada”, comemorou João que ainda está escolhendo o curso.

Com a felicidade estampada no rosto, Alan Seabra, de 27 anos, se planeja para nova fase na sua vida profissional. “Faço Ciências Sociais na UFPA, mas tenho muita vontade de fazer um curso na área de Tecnologia da Informação e tive essa oportunidade agora, através dessa iniciativa do HRAS. Estou muito feliz”, garantiu.

A supervisora do ambulatório, Lauriene da Silva, de 37 anos, é formada no curso de administração de empresas. Para ela, fazer uma pós-graduação é um projeto antigo. “Esse prêmio vai agregar meus conhecimentos. A pós vai contribuir com a minha profissão e com a minha rotina de trabalho. Estou realizada e muito feliz”, agradeceu a ganhadora.

Critérios – O analista de Recursos Humanos, Deyvison Gomes, explica sobre os critérios de participação. “Queremos oferecer aos funcionários oportunidades de crescimento e incentivo para a qualificação. Alguns dos critérios que elegemos, foi o tempo de vínculo, sendo necessário tempo mínimo de três meses completos de contrato. Também o nível de escolaridade dos colaboradores no ensino médio completo”, observou. Para concorrer aos cursos de pós-graduação, o colaborador precisa ter ensino superior completo. O sorteio foi eletrônico, ao vivo e projetado no data show.

Cursos – Ao todo, foram sete instituições de ensino parceiras do HRAS que fizeram as doações das bolsas. Os cursos são de graduação em direito e nutrição, além dos técnicos em enfermagem, radiologia, estética, farmácia e segurança do trabalho. Os cursos de pós-graduação foram ofertados conforme os disponíveis em cada unidade de ensino. O tempo de curso varia de 8 a 22 meses, de acordo com a grade curricular.

Programa – As instituições mantêm convênio com o HRAS, através dos Programas de estágios obrigatórios e não obrigatórios, definidos através de um planejamento pedagógico, entre o HRAS e a cada uma das unidades educacionais.

“Temos quase 650 alunos que atuam no HRAS de diversos cursos de saúde. O plano educacional é definido pelo pela própria instituição, com a carga horária e as especialidades. As instituições são sempre parceiras da unidade, contribuindo com as nossas ações, programas e projetos”, detalhou a analista do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do Abelardo Santos, Keliane Reis.

A maior unidade de saúde do Governo do Estado, mantém uma infraestrutura diferenciada para acolher esses estudantes. O HRAS conta com três salas de aula, um espaço de estar para os estudantes e mais salas de aula nos andares. O prédio tem equipamentos de ponta e dispõe de profissionais renomados.

SERVIÇO: As instituições com interesse em participar do Programa de Integração de Ensino e Serviço, do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, podem entrar em contato com o Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), que fica localizado no segundo bloco do prédio anexo ao Hospital.

O HRAS é um Hospital Público, referência do Governo do Estado em alta complexidade. A instituição é administrada pelo Instituto Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Roberta Paraense/HRAS