Equipe multiprofissional do HGT garante mais de 280 mil exames a usuários, em 2021

Equipe multiprofissional do HGT garante mais de 280 mil exames a usuários, em 2021

03/02/2022 Off Por Roberta Vilanova

Hospital Geral de Tailândia (HGT)

Com a oferta de assistência de baixa e média complexidades, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), na mesorregião do nordeste paraense, garante atendimento em diversas especialidades, além de absorver os atendimentos de Urgência e Emergência. Em 2021, a equipe multiprofissional efetivou 284.432 exames gerais, muitos deles oriundos do setor de Urgência e Emergência.

Entre os usuários beneficiados pelo atendimento do HGT está Antônio Vieira da Silva, de 57 anos, que deu entrada na unidade com dores nos rins, o que exigiu exames, entre eles, o de raio X, nesta quarta-feira, (2). “Gostei muito do atendimento, os técnicos são bem atenciosos, educados. Sempre que precisei do HGT fui bem atendido, consegui meus exames e fui logo atendido”, disse ele.

O HGT presta atendimento de livre demanda e, diante do grande índice de busca por atendimento médico, o gerente de Enfermagem, Dimas Rezende Júnior, esclarece à população que a unidade utiliza o protocolo de classificação de risco identificando a prioridade no atendimentode Emergência. Exemplo: cor vermelha: muito urgente; cor laranja: urgente; cor amarela: pouco urgente; cor verde e cor azul: não urgente. Cerca de 75% dos casos atendidos em 2021 foram classificados entre verde e azul.

Com oito meses de gestação de seu segundo filho, a cabeleireira, Géssica Bento, de 25 anos, residente em Tailândia, passou pelo atendimento no HGT ao necessitar de uma ultrassonografia. “É um excelente hospital. Sempre que chego ao HGT, sou bem recebida. O atendimento é rápido e eficaz. Já estou me preparando para o segundo parto, aqui no hospital. Meu primeiro filho nasceu aqui. Além de mim, meu primeiro filho também já teve atendimento neste hospital para tratar de uma pneumonia, no início de 2020.

O atendimento também foi de excelência. O HGT dá um suporte enorme para a nossa população e cidades vizinhas”, destacou a usuária. Dimas Rezende informa que em média, são feitas 30 ultrassonografias, por dia no HGT, entre urgência, internadas e ambulatório.

O HGT é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade tem capacidade instalada para cerca de 300 mil usuários dos municípios de Tailândia, Moju, Acará, Goianésia e Tomé Açu e suas respectivas zonas rurais e vilas agregadas, na mesorregião do nordeste paraense.

Usuário em avaliação de saúde no Hospital Geral de Tailândia

O atendimento é garantido por uma equipe multiprofissional que dispõe das especialidades de clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia/obstetrícia, ortopedia/traumatologia, radiologia, anestesiologista e cardiologia. Com uma área de área de 4.300², o hospital oferece também apoio diagnóstico com radiologia, ultrassonografia, endoscopia, mamografia, eletrocardiografia, laboratório de análises clínicas. Com 51 leitos, o HGT possui ainda a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), que possui 10 leitos, sendo seis adultos e quatro pediátricos.

O Hospital tem 51 leitos e disponibiliza ainda Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), 9 leitos, sendo seis leitos adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) podem ter acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e os de urgência e emergência, em livre demanda, ou ainda, encaminhados pelo SAMU, Corpo de Bombeiro e Polícia Rodoviária.

SERVIÇO: O Hospital Geral de Tailândia fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752-3121.

Texto: Vera Rojas/Hemopa
Fotos: Divulgação