Equipes da Sespa e do Ministério da Saúde conhecem Projeto Papais Corujas na UBS da Providência

20/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

O Projeto Papais Corujas segue as diretrizes do Programa Pré-Natal do Parceiro

Técnicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e do Ministério da Saúde conheceram na última terça-feira (19) o Projeto Papais Corujas, desenvolvido pela Unidade Básica de Saúde da Providência, gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), no bairro de Val-de-Cães. A Sespa foi representada pela Coordenação Estadual de Saúde do Homem, e o MS pela Coordenação Nacional de Saúde do Homem. A visita teve o apoio da Coordenação Municipal de Saúde do Homem.

Coordenado pela enfermeira Juliana de Souza, o projeto põe em prática o Pré-Natal do Parceiro, uma estratégia eficiente de trazer os homens aos serviços de saúde a partir da Atenção Primária, viabilizando aos futuros papais consultas, exames e testes rápidos para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), entre outros serviços.

Segundo Juliana de Souza, o projeto também realiza atividades educativas para esclarecer dúvidas acerca da gestação e do cuidado com o bebê. “O resultado do processo é garantir uma gestação mais tranquila, estreitar laços familiares e reduzir episódios de violência doméstica”, informou.

“Após o nascimento da criança, o casal também participa das atividades do Aleitamento Materno Exclusivo (AME), que é uma rede de apoio às puérperas, com total valorização do aleitamento materno”, acrescentou a enfermeira.

Projeto da UBS da Providência pode servir de modelo para outras unidades de saúde

Projeto modelo – De acordo com o coordenador estadual de Saúde do Homem, Diego Cutrim, a Sespa vê o projeto da UBS da Providência como modelo para outras unidades de saúde. “É um bom exemplo, porque a UBS segue as diretrizes do Programa Pré-Natal do Parceiro, fortalecendo a atenção à família durante toda a gestação”, explicou.

“Além disso, o ‘Papais Corujas’ incentiva o aleitamento materno exclusivo e acompanha o desenvolvimento e crescimento da criança nos primeiros seis meses de idade, envolvendo o pai em todo esse processo”, disse Diego Cutrim.

Texto: Roberta Vilanova/Sespa