Equipes da Sespa visitam obras de hospital e policlínica no sudeste paraense

20/11/2023 Off Por Roberta Vilanova

Secretário adjunto de Saúde, Sipriano Ferraz, e o secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, visitaram as obras na sexta-feira

Uma equipe técnica da Sespa (Secretaria de Estado de Saúde do Pará), encabeçada pelo secretário adjunto de Saúde Sipriano Ferraz, e o secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, visitou na manhã desta sexta-feira (17) as obras de reconstrução e ampliação do Hospital Municipal de Itupiranga e da construção da Policlínica/Natea de Marabá, ambas localizados no sudeste estadual.

O Hospital Municipal de Itupiranga está sendo reconstruído e ampliado em uma área de 3.828 m², com aporte do Governo do Estado orçado em R$ 5.189.181,19. A casa de saúde passará de 35 para 61 leitos, e terá enfermarias, laboratório, centro de parto, dois centros cirúrgicos, salas de exame e laboratório, ala de apoio com lavanderia, farmácia, esterilização, almoxarifado, copa e ainda necrotério.

O secretário adjunto da Sespa, Sipriano Ferraz, parabenizou o prefeito Benjamin Tasca e toda equipe técnica da Sespa pelo andamento da obra do Hospital Municipal de Itupiranga. “Vim a pedido do governador Helder Barbalho, para acompanhar a obra deste convênio com o Hospital Municipal de Itupiranga. Parabenizo o andamento desta obra robusta com 72% de andamento e previsão para conclusão no final do primeiro semestre de 2024. Em breve, sei que o governador Helder com a vice-governadora Hana, anunciarão a data de entrega deste hospital”, disse o secretário adjunto, acrescentando que o equipamento de saúde virá para mudar a realidade não apenas do município de Itupiranga, como também das cidades vizinhas.

Segundo Sipriano Ferraz, a policlínica será um divisor de águas no setor ambulatorial de especialidades e do Transtorno do Espectro Autista na região sudeste. “Fico muito feliz pois a obra da policlínica também está com 72% de conclusão. Acreditamos que até o final do primeiro semestre esse equipamento de saúde será entregue para toda população”, complementa o secretário.

Novas unidades vão descentralizar atendimentos e desafogar demandas do Sudeste estadual

Governo –“Foi bastante importante esta vistoria das obras do Hospital Municipal de Itupiranga conveniado com o Governo do Estado, ao lado do secretário adjunto Sipriano. Percebemos o cumprimento do serviço com a qualidade da obra, já são 72% de estrutura construída. Festejamos o acréscimo de 35 para 61 leitos, ao recordarmos que fizemos uma vistoria no hospital, que precisava urgentemente de reforma. Verificamos a situação determinada pelo governador Helder que, imediatamente, ao tomar conhecimento das condições, determinou a ampliação que verificamos agora. É a visão empreendedora do governador Helder e o cuidado com as pessoas”, disse João Chamon Neto, secretário regional de Governo.

Acerca da construção da policlínica, João Chamon Neto lembra que vai descentralizar os serviços de saúde e desafogar a demanda local, proporcionando atendimento de qualidade.

Policlínica – A Policlínica/Natea também está com 72% de andamento em suas obras que contemplam dois pavimentos, sendo um destinado para o Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista. A policlínica deve oferecer mais de 35 especialidades médicas e sua estrutura contempla salas de tomografia, ressonância magnética, salas de raio-x e procedimento invasivo, além de salas de recuperação, endoscopia, oftalmologia, terapia ocupacional, laboratórios, ginecologia e otorrino. A área construída corresponde a 2.116,59 m².

Além dos secretários João Chamon e Sipriano Ferraz, participaram também das visitas técnicas a diretora da 11ª Regional da Sespa, Irlândia Galvão e o assessor técnico Horácio Coelho.

Texto: Emilly Coelho/Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará