Belém sedia pela primeira vez Oficina de Qualificação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência

30/11/2022 Off Por Roberta Vilanova

Mirlley Borges, técnica da Coordenação da Pessoa com Deficiência

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) iniciou nesta quarta-feira (30) a Oficina de Qualificação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD). O evento é realizado pela primeira vez em Belém, em parceria com o Ministério da Saúde, no Hotel Princesa Louçã, com transmissão virtual para os 144 municípios paraenses.

Técnica da Coordenação da Pessoa com Deficiência da Sespa, Mirlley Borges disse que a oficina é uma oportunidade para discutir o funcionamento da rede de serviços à pessoa com deficiência no Estado. Segundo ela, desde 2012 a Coordenação trabalha na criação e implantação da rede de cuidados para pessoas com deficiência, mas pela primeira vez a equipe está tendo a oportunidade de participar de um curso de capacitação com profissionais do Ministério da Saúde. “Esse é um momento importante, pois vamos poder tirar as nossas dúvidas, trocar experiências e adquirir informações e conhecimento para subsidiar o nosso serviço a melhorar, cada vez mais, e atender efetivamente as pessoas com deficiência”, disse a coordenadora.

No primeiro dia de evento foram discutidos o panorama de ações; avanços e desafios da implementação da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência no Pará em nível estadual e federal; o processo de trabalho para o fortalecimento da RCPD no Pará e o aprimoramento do cuidado à pessoa com deficiência.

O objetivo é promover a troca de experiências entre os serviços de reabilitação da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, além de alinhar as estratégias para a continuidade da qualificação da produção do cuidado em saúde nos centros especializados em reabilitação.

Avanços na gestão – Para a coordenadora estadual de Saúde Bucal, Alessandra Amaral, a oficina possibilita mostrar o trabalho desenvolvido no Pará. “É a primeira vez que Belém recebe um evento grandioso como este, importante para apresentarmos o trabalho que temos feito ao longo da gestão, como a descentralização dos serviços, buscando atingir os 144 municípios, levando equipamentos, como cadeiras de rodas e passe-livre. Hoje nós temos através do Terpaz (Programa Territórios pela Paz), do Terpaz Itinerante e das Usinas da Paz os serviços voltados para estas pessoas, em que a gente consegue enxergar essas pessoas que eram invisíveis para a sociedade e o governo”, reforçou.

Oriã Costa citou os avanços para pessoas com deficiência

O funcionário público Oriã Costa, cadeirante, disse estar satisfeito em participar da oficina. Para ele, a atividade é importante em todos os seus aspectos, já que havia uma carência em termo de acesso aos locais e serviços públicos. “Eu acredito que com essa parceria entre os governos estadual e federal a pessoa com deficiência será mais vista e atendida. Hoje já podemos desfrutar de coisas boas, como uma cadeira de rodas confortável, com almofadas, o que não tínhamos antigamente. Tudo isso é importante para nós, e o evento ainda nos proporciona adquirir conhecimento”, disse Oriã.

A oficina é direcionada aos profissionais da rede pública de saúde, como representantes do grupo condutor da RCD no Pará, gestores municipais, coordenadores do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), coordenadores do Centro Especializado em Reabilitação (CER) habilitados em oficinas ortopédicas pelo Ministério da Saúde, representantes da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Pará e das Regionais de Saúde, além de outros profissionais.

As atividades prosseguem nesta quinta-feira (1º) com a avaliação de funcionalidade da pessoa com deficiência, elaboração de projeto terapêutico singular (PTS) e avaliação e reabilitação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Texto: Tatiane Freitas/Sespa

Fotos: Ascom/Sespa