Escola Técnica do SUS qualificou mais de 4 mil profissionais em quatro anos

31/01/2023 Off Por Mozart Lira

Fotos de José Pantoja (Ascom/Sespa)

Vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sespa), a Escola Técnica do SUS (ETSUS) qualificou 4.657 profissionais da área da saúde em todo o Estado do Pará nos últimos quatro anos, ofertando cursos gratuitos na modalidade presencial e à distância em parceria com os municípios.

As atividades tem atendido diversos segmentos da saúde, direcionada sobretudo ao servidor de nível médio, sempre em consonância aos princípios, diretrizes e legislação vigente do SUS, sejam eles profissionais que trabalham na assistência, com prioridade à atenção primária de saúde, assim como nas atividades administrativas e de apoio.

Elizeth Braga, diretora da ETSUS

Os cursos são abertos a profissionais da área da saúde do SUS, sobretudo o público alvo formado pelos Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate a Endemias, Enfermeiros, Médicos, Profissionais da saúde de Planejamento e Gestão e Membros do Conselho/Usuário Controle Social.

“Estamos ampliando a capacidade de atendimento em diferentes níveis e, para isso, é imprescindível um grande respaldo em recursos humanos, o que é possível graças a estes investimentos em formação continuada dos nossos profissionais”, diz a diretora da ETSUS, Elizeth Braga, ao lembrar que 10 cursos na modalidade à distância (EAD) foram realizados no auge da pandemia da Covid-19 e que 3.500 profissionais foram qualificados somente em 2022.

Atualmente, a escola oferta 41 cursos, conforme demandas da sociedade e necessidades dos municípios em cada região do Estado do Pará. Entre os ofertados, estão os cursos de Formação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); Atualização no Controle do Câncer de Mama e Colo de Útero com ênfase na Coleta do PCCU e Exame Clínico da Mama, Atualização da Assistência ao Pré-Natal; Acolhimento da População LGBTQIA+ com foco nas pessoas Travestis e Transexuais; Capacitação do Sistema DigiSUS Gestor – Módulo Planejamento – DGMP;  Qualificação em Uso Racional, Armazenamento Adequado e Descarte Regular de Medicamentos Utilizados em Domicílios para ACS e os cursos Técnicos de Vigilância em Saúde, Enfermagem e Saúde Bucal.

Formatura da turma de Órtese e Prótese, ocorrida em 2022.

No decorrer de 2022, entre dezenas de formaturas, destacaram-se ainda a do curso de Especialização Técnica em Nível Médio em Oncologia e a 1ª Turma do Curso Técnico de Órtese e Prótese, com as aulas foram ministradas na Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR).

Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, a oferta de capacitação promovida pela Escola tem agregado não apenas em melhoria profissional aos agentes de saúde, mas em fortalecimento para toda a rede de serviços do Estado. “Hoje, a ETSUS é uma força de amparo vital para a atuação em saúde de todo o Pará”, destaca.

A ETSUS foi instalada no Estado há 17 anos e faz parte da Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde, uma rede governamental criada pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde para facilitar a articulação entre as 36 escolas técnicas do Sistema Único de Saúde do País.