Estado garante apoio à cidade de Belém para avanço da vacinação

Estado garante apoio à cidade de Belém para avanço da vacinação

15 de junho de 2021 Off Por ASCOM

O cronograma de vacinação, que ocorreria em duas semanas, será realizado em apenas três dias

Buscando dar mais celeridade para vacinação no município de Belém, devido ao denso quantitativo populacional, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em conjunto com a Secretaria de Planejamento e Administração do Estado (Seplad), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) e Universidade do Estado do Pará (UEPA), reuniu esforços para contribuir no avanço da vacinação no município.

A estratégia foi anunciada pelo governador do Estado, Helder Barbalho, em suas redes sociais, na tarde desta segunda-feira, 14. Com apoio estadual, o cronograma de vacinação, que ocorreria em duas semanas, será realizado em apenas três dias, iniciando na quarta-feira (16), e seguindo até sexta-feira (18). O planejamento vai garantir a imunização a mais de 120 mil pessoas com 50 anos ou mais, sem deixar de executar a vacinação dos demais grupos como: profissionais da educação, segurança e segundas doses de idosos.

Para realizar a vacinação, em força tarefa conjunta com o município, o Estado irá assegurar 450 servidores, sendo 300 digitadores e 150 vacinadores. Além da mão de obra, serão garantidos também, Equipamentos de Proteção Individual (EPI), alimentação, transporte das vacinas, segurança, internet para possibilitar a digitação das doses aplicadas em tempo real e a UEPA irá disponibilizar três pontos para vacinação, sendo: Escola Superior de Educação Física; Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) e Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE).

“Esse suporte será dado à Capital em razão do grande contingente populacional e também, porque o Estado tem todo o interesse em imunizar a maior parte da população, o mais rápido possível. Belém já dispõe desse quantitativo de doses, mas seria inviável, somente com a mão de obra já existente, executar uma vacinação desse porte em tão pouco tempo, por isso unimos forças”, explicou o secretário de saúde pública, Rômulo Rodovalho.

Ao todo, serão acrescidos 12 postos de vacinação somados aos já 18 existentes, totalizando 30 postos. Todos os pontos receberão o incremento de profissionais do Estado. Tanto o calendário, como os locais de vacinação, serão divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém.

Texto: Laís Menezes/Sespa
Foto: Jader Paes/Ag. Pará