Exames e cuidados com alimentação são essenciais para a saúde dos rins

Exames e cuidados com alimentação são essenciais para a saúde dos rins

17/03/2024 Off Por Roberta Vilanova

Profissional explicou aos pacientes a importância de manter o bom funcionamento dos rins

O Hospital Geral de Tailândia (HGT) realizou na última semana a comemoração pelo Dia Mundial do Rim – 14 de Março -, com uma atividade de educação em saúde voltada a usuários, acompanhantes e funcionários. Abordando o tema “Saúde dos Rins (& exame de creatinina) para todos”, os profissionais explicaram a importância de exames que avaliam a função e performance dos rins, permitindo que seja detectada desde infecção a insuficiência renal ainda nos estágios iniciais.

A enfermeira nefrologista e responsável pelo Serviço de Hemodiálise no HGT, Jenifer Ribeiro, destacou a importância de conscientizar pacientes e profissionais de saúde sobre a relevância do exame de creatinina na avaliação da função renal. Segundo ela, ao medir os níveis de creatinina no sangue é possível obter informações sobre a saúde dos rins. “Nossa ação visa fornecer conhecimento essencial para a compreensão da importância da saúde renal e da necessidade de monitoramento regular dos indicadores relacionados à função renal, como a creatinina”, informou.

Segundo a profissional, a creatinina é um produto residual do metabolismo muscular filtrado pelos rins e excretado na urina. Quando os rins não estão funcionando adequadamente, os níveis de creatinina no sangue aumentam, indicando uma possível disfunção renal. “Monitorar regularmente os níveis de creatinina pode nos ajudar a detectar precocemente problemas como insuficiência renal, infecções e outras condições médicas”, acrescentou a profissional.

A programação incluiu entrega de panfletos informativos, orientações, esclarecimento de dúvidas e atividades lúdicas, mobilizando vários profissionais do HGT, incluindo membros do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), que confeccionaram um sistema urinário móvel para demonstrar aos pacientes, de maneira interativa, a funcionalidade dos rins.

A equipe de nutrição também abordou a importância da nutrição na saúde renal, tanto para pacientes que já apresentam problemas quanto para quem deseja prevenir problemas nos rins. Foram mostrados alimentos que devem ser consumidos com moderação ou evitados, como aqueles ricos em sódio, potássio e fósforo, que podem sobrecarregar os rins e contribuir para o agravamento de doenças.

Josiel Brito faz tratamento no HGT

Tratamento – Josiel Brito, 54 anos, morador do município de Canaã dos Carajás, no sudeste paraense, a mais de 500 quilômetros de Tailândia, há 60 dias foi admitido no HGT com sintomas de lesão bolhosa na perna direita, cansaço e inchaço na barriga. Josiel estava com 112 quilos. Após avaliação de especialistas, ele foi internado e iniciou sessões de hemodiálise.

O quadro de saúde de Josiel, agora com 79 quilos, vem melhorando após 18 sessões de hemodiálise. “Estou muito feliz com a melhora que tive, em ver a diferença da forma como entrei e como estou hoje. Só tenho a agradecer a Deus e a esses profissionais. Sejam os enfermeiros, a equipe da alimentação, todos, só tenho a agradecer. Eu gostei muito do atendimento na minha última internação aqui, por isso vim para a cidade, pois sabia que receberia um excelente cuidado”, disse o usuário.

Profissionais de saúde envolvidos na ação alusiva ao Dia Mundial do Rim

Segundo Patrícia Manfredi, nutricionista e coordenadora do GTH, “é fundamental reconhecer que a saúde dos rins desempenha um papel crucial em nossa saúde geral, e é por isso que investimos esforços para conscientizar nossa comunidade. Acreditamos firmemente que a educação e a conscientização são as bases para uma comunidade mais saudável e resiliente, e estamos comprometidos em continuar promovendo iniciativas que fortaleçam esse objetivo”, ressaltou a profissional.

Desde o dia 13 de setembro de 2022 o HGT realiza sessões de hemodiálise em pacientes em Urgência Dialítica e Insuficiência Renal Agudo (IRA), na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Somente em 2023 foram realizadas 330 sessões de hemodiálise, e somente nos dois primeiros meses deste ano, 86 sessões.

Expansão – O HGT está em obras de ampliação para melhorar, ainda mais, a assistência prestada à população da região. A unidade terá 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal e adulto, e mais um Centro de Hemodiálise com 20 cadeiras.

O Hospital Geral de Tailândia possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Usuários atendidos pelo SUS têm acesso aos serviços por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Fica na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.

Texto: Andrey Silva/HGT

Fotos: Divulgação