Expedição do ‘Saúde por todo o Pará’ se encerra com mais de 16 mil atendimentos no Marajó

Expedição do ‘Saúde por todo o Pará’ se encerra com mais de 16 mil atendimentos no Marajó

30/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Encerramento da Expedição Marajó, em Gurupá, do projeto Saúde por todo o Pará, que enfrenta a mortalidade materna, no Marajó

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), encerrou nesta segunda-feira, 30, em Gurupá, a “expedição Marajó” – projeto’ Saúde Por Todo o Pará’, que percorreu todos os 16 municípios do arquipélago. Foram mais de 16 mil atendimentos, uma média de mil por município.

Em Gurupá, a ação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mariocay. O bjetivo do projeto é promover o ‘Pacto pela Redução da Mortalidade Materna’ nos municípios do arquipélago do Marajó.

O ‘Saúde Por Todo o Pará’ passou por Ponta de Pedras, Muaná, Soure, Salvaterra, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari, Breves e Melgaço e Portel, Anajás, Chaves, Afuá e Gurupá.

Consultas médicas para mães e seus bebês também integram o sol de atendimentos assegurado pelo Saúde por todo o Pará

O projeto disponibilizou uma série de serviços, entre consultas médicas, exames, emissão de carteira de passe livre, kits de higiene bucal e entrega de equipamentos (cadeira de rodas) para Pessoas com Deficiência (PcDs).

A primeira-dama do Pará, Daniela Barbalho, acompanhou as ações em todos os 16 municípios do arquipélago e fez um balanço da itinerância.

“É um dia especial, porque encerramos essa jornada depois de percorrer todo o Marajó. É um resgate, é o Governo se fazendo presente. Essa caravana tem um simbolismo muito forte, no sentido de cuidar, de olhar e de dar atenção à nossa gente”, reforçou.

Foram 100 profissionais envolvidos na ação itinerante, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas, psicólogos e pessoal de apoio.

O projeto prioritário de Governo ‘Pacto pela Redução da Mortalidade Materna’ no Estado do Pará, leva em consideração o aumento no número de óbitos maternos na região do Marajó e que a pandemia de Covid-19 gerou impactos negativo no perfil epidemiológico dos municípios que compõem a região.

O prefeito de Gurupá, João Batista, salientou a importância do projeto e agradeceu a presença da equipe do Governo do Estado no município.

“A população de Gurupá agradece a presença do Governo do Estado não só no nosso município, mas também em todo o Marajó. É um olhar carinhoso para a população que mais precisa”, comentou o prefeito.

REABILITAÇÃO – Em todas as ações, uma equipe do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) promoveu atendimentos diferenciados para mães e crianças, durante os quais a equipe avaliava malformações em crianças. Se observada a necessidade, recebiam encaminhamentos à avaliação da cirurgia ortopédica do CIIR.

Em casos de problemas auditivos, a criança também era encaminhada ao serviço de referência de deficiência auditiva do Realizar CIIR, para avaliação médica

Crianças também receberam atendimento durante a itinerância do Saúde por todo o Pará, no município de Gurupá, Marajó

SAÚDE BUCAL – Em todas as ações, a equipe de saúde bucal da Sespa ministra palestras para orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar cárie, doença periodontal, câncer bucal e fluorose, em todas as faixas etárias da população.

No Pará, a Coordenação Estadual de Saúde Bucal trabalha para  ampliar o acesso da população às ações preventivas e educativas, e aos serviços especializados de saúde bucal, além de garantir a qualidade do atendimento aos pacientes. “E tudo isso foi aplicado dentro do projeto ‘Saúde Por Todo o Pará, através de palestras educativas que abordam a temática'”, garantiu David Aires, odontólogo e um dos coordenadores da expedição Marajó II.

EDUCAÇÃO EM SAÚDE – Também durante as ações de saúde, uma equipe da Sespa ministra palestras sobre educação em saúde, enquanto os pacientes esperam atendimento. A proposta  é orientar e conscientizar a população do arquipélago sobre prevenção de doenças, quando e onde procurar atendimento. O tema principal é combate a mortalidade infantil e neonatal.

VISITAS TÉCNICAS – Uma equipe da Sespa promoveu visitas técnicas em hospitais municipais e unidades básicas de saúde de todos os 16 municípios visitados. O objetivo é realizar um levantamento técnico da atual situação materno-infantil das unidades, como explica Sipriano Ferraz, secretário adjunto da Sespa, que também esteve na ação em Gurupá.

“Os profissionais da Sespa farão, ao final da expedição, um levantamento dos dados coletados, para iniciar um plano estratégico a fim de reduzir a mortalidade materna na região. Dessa forma, o Estado está se fazendo presente, e já em setembro voltaremos para colocar em prática as ações estratégicas que serão definidas dentro do que for descoberto e diagnosticado nos municípios do arquipélago”, explicou o representante da Sespa.

EQUIPAMENTOS – Mais de mil cadeiras de rodas foram entregues a Pessoas com Deficiência (PcDs) nos municípios onde as ações ocorreram, pela coordenação estadual da pessoa com deficiência da Sespa.

A coordenadora estadual da pessoa com deficiência da Sespa, Iracy Tupinambá, explicou que os profissionais avaliam a necessidade e a cadeira é liberada de acordo com a patologia da pessoa.

“Sao equipamentos de excelente qualidade e a coordenação estadual se faz presente para dar um novo sentido à vida da população do Marajó. O Governo do Estado descentralizou esse serviços e isso sem dúvida é o diferencial desta gestão. Foram mais de mil equipamentos entregues e isso é motivo de muito orgulho para nós da coordenação estadual da pessoa com deficiência”, contou Iracy Tupinanbá.

O prefeito de Gurupá, João Batista, salientou a importância do projeto e agradeceu a presença da equipe do Governo do Estado no município.

Maria Fernandes, profissional de saúde, levou os filhos ao pediatra e elogiou a ação de saúde promovida pelo governo estadual

GURUPÁ – A moradora de Gurupá, Maria Fernandes, da comunidade Aracuteua, foi em busca de pediatra para os filhos. Ela parabenizou a iniciativa do governo.

“Sou profissional da área da saúde aqui no município, e sei da importância de oferecer serviços de saúde de qualidade para a população, por isso parabenizo este projeto do Governo do Estado e tenho certeza que a população de Gurupá está muito satisfeita com os serviços e com o atendimento diferenciado da equipe do projeto”, explicou.

Caroline Vitória Santos recebeu a cadeira de rodas pela qual alsiava há dois anos, para facilitar a sua locomoção e a vida da família

Já Marcia Santos, de 37 anos, mãe da Caroline Vitória Santos, de 8 anos, foi até a ação em busca de uma cadeira de rodas para a filha.

“Ela não tinha cadeira de rodas há mais de dois anos. Ela usava um carrinho de bebê, inadequado para ela, mas agora graças a essa ação do Governo do Estado eu consegui. Agora vou poder fazer atividades corriqueiras com mais facilidade. Nossa vida vai melhorar muito”, contou.

Texto: Rodrigo Reis /Emater

Fotos: Rodrigo Pinheiro/Ag. Pará