Fisioterapia ajuda a melhorar funcionalidade de pacientes renais crônicos no Hospital Abelardo Santos

Fisioterapia ajuda a melhorar funcionalidade de pacientes renais crônicos no Hospital Abelardo Santos

17/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Após adesão ao serviço, o hospital alcança o índice de 84% de usuários com melhorias nas funcionalidades físicas

Após seis meses de implantação do serviço de fisioterapia no serviço de  hemodiálise do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, o projeto trouxe resultados impressionantes. É que 84% dos pacientes que estão na terapia, apresentaram melhoras significativas no seu quadro de saúde e qualidade de vida, em função da aplicação das técnicas. A iniciativa é inédita para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços são oferecidos de forma gratuita e realizados nas clínicas, estúdios e piscinas que fazem parte da infraestrutura da maior unidade hospitalar do Estado.

O responsável técnico do serviço de Fisioterapia do HRAS, Axell Lins, destaca que entre os pacientes que estão no projeto, 5% mantiveram a funcionalidade, 11% apresentaram redução da funcionalidade e 84% tiveram uma melhora significativa nas suas funções e estruturas corporais. O resultado positivo foi maior que o previsto pela equipe.

“A iniciativa é uma forma de aprimorar o tratamento do paciente renal crônico a modo a oferecer um melhor cuidado para que ele possa exercer suas atividades cotidianas, assim, trazendo, novamente, a qualidade de vida dessas pessoas. Durante as sessões de fisioterapia na hemodiálise, observamos que esses pacientes apresentaram resultados extremamente altos, em pouco tempo, até mais que o esperado”, observou Axell.

Adesão – Há quase dois anos, Ana Gardênia, de 53 anos, se submete às sessões de hemodiálise na unidade. Com a aplicação da fisioterapia durante o tratamento, ela contabiliza resultados positivos. “As dores ficam reduzidas, temos um relaxamento, já que ficar na cadeira, por muito tempo é cansativo. Antes, à noite, chegava em casa cansada, com dores intensas no corpo, mas, com a fisioterapia, já sinto uma melhora”, afirma.

Quem também está realizando sessões de fisioterapia é Ellen Barros, de 38 anos. Ela conta que no começo sentia muitas dores na coluna e tinha dificuldade até mesmo para dormir. “Faço sessões de fisioterapia e hidroterapia juntas, mas como os benefícios da hidro foram mais evidentes. Tenho tido muitos benefícios, tanto na saúde física quanto na saúde mental”, disse.

Os serviços são oferecidos de forma gratuita e realizados nas clínicas, estúdios e piscinas do HRAS

Hemodiálise – Na hemodiálise são utilizadas a terapia manual, eletroterapia e a cinesioterapia, que é terapia do movimento e se dedica à prevenção e à recuperação de lesões osteoarticulares e musculoesqueléticas, como lesões nos músculos, tendões, ligamentos e cartilagens articulares são os casos mais comuns.

Para o médico nefrologista e responsável técnico do setor de Hemodiálise, Luís Cláudio Pinto, a fisioterapia traz diversos benefícios na qualidade de vida, como melhora da dor, principalmente osteomuscular. “Há um aumento de força muscular, reduzindo o risco de quedas e que impacta também na mortalidade do paciente com doença renal crônica, melhora o retorno venoso e, alguns casos, até mesmo os eventos de queda da pressão arterial, além de melhorar as câimbras e outro sintoma muito recorrente. Além disso, aumenta o condicionamento físico e bem estar mental, além de ocupar o tempo do paciente em sessão”, avaliou.

Serviço –  A fisioterapeuta Lauri Barbosa explicou que o serviço de fisioterapia convencional do HRAS, engloba a eletroterapia que ajuda no controle da dor, a mecanoterapia que faz uso de aparelhos mecânicos (halteres, molas, elásticos, bolas, cama elástica, entre outros) para auxiliar na reabilitação da parte motora; a  hidroterapia que ajuda também na reabilitação de diversas patologias de pacientes com disfunção músculo esquelética, a exemplo da artrite e artrose, e ainda, a neurofuncional –  que é a fisioterapia que age sobre o sistema nervoso central e periférico ajuda a recuperar a capacidade funcional, em especial, a de pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“A fisioterapia intradialítica auxilia os pacientes no momento em que realizam a diálise, para a sua melhora da qualidade de vida, são exercícios voltados para os membros inferiores e para o sistema respiratório. Os exercícios de membros inferiores são compostos de Terapia manual, alongamentos, fortalecimento muscular com pesos, faixas elásticas, cicloergômetro”, detalhou Lauri Barbosa.

O diretor executivo do Abelardo Santos, Marcos Silveira, frisa que a iniciativa diferencia o atendimento dos renais crônicos que fazem tratamento na unidade. “As sessões estão trazendo um resultado impressionante aos pacientes dialisados. Nosso objetivo não é tratar apenas a doença renal, mas ter um olhar holístico aos cuidados com o paciente, proporcionando o bem-estar e a qualidade de vida”, pontuou o gestor. Os pacientes que utilizam o serviço de fisioterapia do HRAS, são encaminhados pelos médicos internos da unidade.

O Abelardo Santos é uma unidade pública, gerenciada pela Organização Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Roberta Paraense/HRAS