Hospital Metropolitano completa 16 anos de atuação no Pará

18/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

O HMUE segue evoluindo na qualidade da assistência prestada aos pacientes do SUS e se consolida como referência em Traumatologia e atendimento a queimados

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, completou 16 anos na última quinta-feira (17). A data contou com uma programação especial, com missa, palavra dos diretores e apresentação musical.

Criado pelo Governo do Estado para fortalecer, modernizar e ampliar o atendimento em saúde à população do Pará, a unidade hospitalar, que é gerenciada pela Pró-Saúde, se consolida como referência no atendimento a crianças, adultos e idosos vítimas de queimaduras, traumas de diversas complexidades, e outras especialidades, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Chegar até aqui nos dá a certeza de que estamos no caminho certo e que o apoio de todo o nosso time de profissionais, que trabalham com dedicação e amor, é fundamental”, afirma o diretor hospitalar da unidade, Thiago Zaché.

O Hospital Metropolitano dispõe de 198 leitos nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica, além do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), o único do Pará exclusivo para pacientes lesionados por queimaduras.

Profissionais de saúde têm orgulho de trabalhar no HMUE

Denise Oliveira é assistente social e atua no Metropolitano desde a fundação do hospital, em 2006. “Eu lembro com felicidade e emoção do dia em que comecei a atuar aqui, pude ver a evolução da unidade e muitas vitórias. Posso dizer que aprendi e aprendo muito aqui dentro”, comenta.

Também há 16 anos, Marluce Castro foi contratada para trabalhar no Serviço de Higiene e Limpeza (SHL) do Metropolitano e hoje, atua como auxiliar administrativo. “É emocionante ver tantos rostos novos indo e vindo aqui. No Metropolitano, eu fiz amigos e posso dizer que me tornei mais humana”, diz.

Auxílio – O Hospital Metropolitano recebe pacientes dos diferentes municípios do Pará e de outros estados. Só em 2021, realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.

“Agradecemos aos nossos profissionais que acreditam e se dedicam na missão de salvar cada vez mais vidas aqui dentro, à Pró-Saúde e ao Governo do Estado. Que juntos, continuemos entregando cada vez mais pessoas recuperadas aos seus lares, seus trabalhos e suas rotinas”, afirma o diretor Thiago.

Premiações e modernizações – Sendo referência para o Brasil, o Hospital Metropolitano vem, ao longo dos anos, conquistando prêmios e reconhecimentos importantes.

Em 2019, a unidade recebeu o prêmio InovaSUS, concedido pelo Ministério da Saúde ao projeto do Laboratório de Tecnologia Assistiva (Labta). O serviço foi pioneiro no país ao produzir órteses de baixo custo distribuídas para seus pacientes.

Em 2020, o Metropolitano conquistou o prêmio nacional “Amigo do Meio Ambiente”, criado pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e entregue aos prestadores de SUS de todo o país, que seguem os melhores padrões de sustentabilidade.

Já no ano passado, o Centro de Diagnósticos da unidade foi modernizado com a instalação de dois tomógrafos e um equipamento de ressonância magnética, entregues pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Logo no início deste ano, o hospital conquistou a recertificação ONA 2 Acreditado Pleno, da Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade sem-fins lucrativos integrada à uma rede mundial que analisa a qualidade dos hospitais e foi contemplado com o “Pin 4”, complemento do selo do Programa “Green Kitchen”, em português, Cozinha Verde.

Texto: Alberto Dergan/HMUE