Gestão do HRPC comemora aniversário de dois anos com mais 97% de satisfação de usuários

06/11/2021 Off Por Roberta Vilanova

Momento da programação de aniversário na recepção do Hospital dos Caetés reune usuários e colaboradores da unidade

Na sexta-feira (5), a equipe multiprofissional do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste paraense, comemorou oficialmente o aniversário de dois anos da unidade hospitalar com aprovação de mais de 97% de satisfação dos usuários, beneficiados com a oferta e expansão de vários serviços na assistência, de janeiro a setembro, o que garantiu cerca de 72.900 atendimentos mais relevantes.

Entre os usuários contemplados com a assistência segura, de qualidade e humanizada ofertada pelo HRPC, está Cleudino da Silva Santos, 45, natural da cidade de Viseu, cerca de 170 Km de Capanema. “Eu estou internado aqui há 19 dias e está sendo ótimo o tratamento. Não tenho do que reclamar. Agradeço a Deus por ter colocado estes profissionais para cuidar de mim. Parabéns pelo hospital estar completando dois anos de fundação. O atendimento é excelente”.

Para o diretor técnico, o médico Rafael Freitas, a cada ano, a gestão do HRP avança, especialmente, nos últimos meses com a gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

“O HRPC consolida cada vez mais como um serviço de excelência para população da região dos Caetés. Durante esse período, o hospital vem evoluindo e refinando seus processos internos, ofertando maior qualidade, segurança e variedade de serviços, graças aos esforços e empenho da Sespa e do Governo do Pará”, afirmou o doutor Rafael Freitas.

O diretor técnico cita os avanços da assistência, de abril a outubro deste ano, entre eles, a abertura de porta aberta para casos de baixa e média complexidade em ortopedia, acréscimo de um profissional nas especialidades  de clínico Geral, ortopedista,anestesista e radiologista nos plantões de 24h.

“Tivemos ainda o aumento do número de leitos cirúrgicos, elevação no número de exames de tomografia, ultrassonografias e radiografias simples, além da oferta de exames de colonoscopia e mais exames de endoscopia digestiva alta”, acrescntou Rafael Freitas.

A expansão da oferta de serviços do HRPC não para por ai. Houve também o início do atendimento ambulatorial em gastroenterologia, mastologia e acréscimo da quantidade de consultas de cardiologia, ortopedia e anestesiologia. Rafael Freitas ressaltou ainda a implementação de protocolos hospitalares e o início do processo de implementação do plano terapêutico multiprofissional.

Sem esconder a satisfação pelos avanços dos serviços do HRPC, nestes últimos meses, o diretor executivo da unidade hospitalar, Rodrigo Fröhlich, agradeceu a todos os colaboradores pelo trabalho realizado junto aos usuários.

“A gestão do HRPC, cada dia mais, desempenha papel fundamental para a saúde pública da região dos Caetés, pois, estamos constantemente dando maior robustez e diversidade aos serviços prestados em parceria com a Sespa. Aproveito a oportunidade para agradecer e parabenizar todos colaboradores, diretos e indiretos, pelo comprometimento e pelo cuidado com os usuários de nossos serviços”, disse Fröhlich.

A comemoração foi compartilhada pelos profissionais do HRPC e teve homenagens e agradecimentos mútuos

Comemoração aniversário – A celebração referente ao aniversário do HRP foi realizada na Recepção da unidade e envolveu colaboradores e usuários que estavam aguardando atendimento. A comemoração contou  com homenagens de agradecimento, retrospectiva com fotos e parabéns. Na oportunidade, houve a abertura da programação da campanha Novembro Azul, que alerta a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces na prevenção do câncer de próstata e  cuidado geral com a saúde do homem.

Presente no hospital, o usuário Sebastião Costa, 70 anos, da cidade de Quatipuru, distante de Capanema mais de 50 Km, parabenizou a gestão pelo aniversário da unidade e pela iniciativa da ação de educação em saúde para prevenção do câncer da próstata. “Temos que nos cuidar e fazer exames de rotina, periodicamente , para não acontecer isso com a gente. Faço vários tipos de exames, inclusive, o de próstata”.

Segundo a coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), a enfermeira Wanessa Gaspar, a programação alusiva ao aniversário de dois anos do HRPC, contará com roda de  conversa e palestras de educação em saúde, referente a campanha de conscientização e prevenção do câncer de próstata, o longo do mês. O GTH foi responsável pela programação do aniversário da unidade hospitalar e conduzirá as ações do Novembro Azul.

Dados de atendimentos – Dos atendimentos mais relevantes ofertados pela equipe multiprofissional do HRPC, destacam-se 6.860 atendimentos ambulatoriais, 1.141 internações, 1.340 cirurgias, 59.639 exames gerais, 799 atendimentos de urgência/emergência, 98 transfusões de sangue, 1.188 atendimentos Serviço Social, 118 de fonoaudiologia, 1.236 de fisioterapia, e 479 de psicologia.

SERVIÇO: O HRPC é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa.

A unidade hospitalar atende usuários 100% SUS, na avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462.3051.

Texto: Marcelo Zeno/ HRPC