Governador solicita mais vacinas ao Pará em Fórum Nacional dos Governadores

Governador solicita mais vacinas ao Pará em Fórum Nacional dos Governadores

13 de julho de 2021 Off Por Roberta Vilanova

Governador Helder Barbalho na reunião por videoconferência do Fórum Nacional dos Governadores

O Governador Helder Barbalho participou, na manhã desta terça-feira (13), de uma reunião por videoconferência do Fórum Nacional dos Governadores, o evento contou com a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e foram tratadas questões sobre o panorama da vacinação no Brasil e o envio de novas doses. Na ocasião, o governador aproveitou para solicitar mais doses de vacinas contra Covid-19 ao Pará.

Segundo o governador,  mesmo o Estado ocupando o 5º lugar no ranking de vacinação, ainda faltam muitos paraenses serem vacinados. “Apesar do Pará estar em 5º entre os estados que mais aplicou vacinas, isso ainda corresponde a um percentual pequeno da população, o que nos coloca em uma posição inferior com relação a cobertura vacinal. Por isso, durante a reunião, solicitei ao Ministro, que os critérios de quantitativo de doses enviadas por Estado seja revisto”.

Para Rômulo Rodovalho, titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), proporcionalmente o Estado tem recebido menos vacinas, quando se compara a população geral do Estado.

“Entre as unidades da federação não existe essa proporção. O Estado do Pará já executou cerca de 86,14% das doses enviadas pelo Ministério da Saúde e só alcançou uma população de 31,56%. Quando se compara com estados como o Rio Grande do Sul, que executou 78% das vacinas e conseguiu cobrir quase metade da população do estado, com 46.91% de pessoas imunizadas. Isso revela uma discrepância e apesar do nosso esforço em executar rapidamente a distribuição das doses, apesar do trabalho dos municípios em aplicarem as doses e informar no sistema, a gente não consegue avançar na mesma proporção que outros estados na cobertura vacinal, por que temos recebido menos vacinas proporcionalmente em relação à população geral”, avalia o secretário de saúde.

Até o momento, o Estado do Pará já recebeu 4.687.240 doses, sendo 2.611.700 da Astrazeneca, 1.408.240 da Coronavac, 532.350 da Pfizer e 134.950 da Janssen. Foram vacinadas 2.742.766 de pessoas com a primeira dose e 1.294.971 com a segunda dose.

Texto: Melina Marcelino/Sespa
Foto: Ag. Pará