Governo amplia atendimentos do Regional dos Caetés com a abertura de 10 novos leitos

30/09/2021 Off Por Roberta Vilanova

Os novos leitos se destinam aos atendimentos de pacientes ortopédicos

O Governo do Estado entregou 10 novos leitos à gestão do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, no nordeste paraense. A unidade elevou de 41 para 51 o número de leitos, em benefício direto aos usuários da Clínica Cirúrgica.

De acordo com o diretor técnico do HRPC, Rafael Freitas, todos os novos leitos foram destinados ao atendimento de pacientes ortopédicos, tendo em vista a implementação do regime de “porta aberta” do hospital para atendimentos de baixa e média complexidade de urgências ortopédicas.

“A expansão do número de leitos trouxe a possibilidade de resolver uma grande quantidade de urgências, que até bem pouco tempo eram destinadas a hospitais distantes da região, o que trazia transtornos para os pacientes e seus familiares, além de gerar gastos extras para os municípios com a transferência desses pacientes para lugares mais distantes”, destaca o diretor.

O profissional ressalta que o aumento da capacidade de atendimento trouxe grande satisfação à gestão e vai impactar diretamente na vida de várias pessoas que serão beneficiadas com esses atendimentos. “Hoje temos convicção que estamos caminhando na direção certa”, afirmou o diretor Técnico do HRPC.

Com este importante complemento, a disponibilidade passou de três para sete leitos femininos, e de 15 para 21 leitos ortopédicos masculinos, que é a maior demanda na assistência.

Para o secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, a medida atenderá uma necessidade histórica dessa região, que registra altos índices de acidentes automobilísticos. “Nossa intenção é diminuir as transferências dos pacientes para outras localidades e ter outras unidades hospitalares referências em atendimento ortopédico em todo o Estado”, explica.

Nesse sentido, o HRPC é o quinto hospital a implantar o regime de porta aberta 24 horas para ortopedia, modalidade que já está disponível no Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, no sudoeste do Pará; em Marituba, no Hospital Divina Providência; no Hospital Regional de Conceição do Araguaia e Hospital Regional do Baixo Tocantins – Santa Rosa, em Abaetetuba.

O empresário Francisco Eleandro Pereira, 56 anos, residente na cidade de Capitão-Poço/Pará, distante de Capanema cerca de 80 quilômetros, é um dos usuários beneficiados com o aumento de leitos. Ele foi vítima de acidente de trabalho na última sexta-feira (10), ao sofrer cortes em um dos dedos das mãos.

“Eu fiquei muito preocupado, pois onde eu não tinha recursos. Fui atendido primeiramente no Atendimento Médico Especializado (AME) da minha cidade. No dia 13, fui encaminhado para o HRPC que tem atendimento nota 10. Só tenho que agradecer, pois já passei por outros hospitais e aqui é diferenciado. São pessoas com sorriso no rosto e que cuidam bem da gente”.

Ele passou por procedimento cirúrgico para reconstrução de uma parte do dedo fraturado. Com sua recuperação, ele já está realizando exercícios leves na mão atingida pelo profundo corte. O empresário aguarda alta em breve.

Atendimento – Referência na assistência de média e alta complexidades na região, o HRPC, de abril a agosto deste ano, efetivou 59.536 atendimentos, entre eles, 5. 393 atendimentos ambulatoriais, 904 internações, 1.055 cirurgias, 48.568 exames gerais, 546 atendimentos de urgência/emergência, 86 atendimentos transfusionais, 935 atendimento do Serviço Social 94 atendimentos em fonoaudiologia, 1.442 sessões de fisioterapia e 513 atendimentos em psicologia.

O diretor executivo do Regional dos Caetés, Rodrigo Flöhlich, expressou sua satisfação pelo apoio do Governo do Estado com a aquisição dos novos leitos. “Estamos felizes em poder proporcionar maior oferta de leitos no hospital, com isso aumentamos, consequentemente, o número de pacientes atendidos e, desta maneira, contribuímos para a solução de uma importante demanda da saúde da região. O HRPC, através da gestão do INDSH, expande mais a cada dia seus serviços e mostra o importante papel que desempenha na região dos Caetés”.

Os pacientes atendidos são procedentes dos municípios vinculados ao 4° Centro Regional de Saúde (4°CRS), composto por Capanema, Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Nova Timboteua, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua e Viseu, mas também são atendidos usuários provenientes de outras regiões. Os usuários podem ter acesso à assistência no HRPC com encaminhamento via Central Estadual de Regulação.

SERVIÇO

O HRPC é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A unidade atende usuários 100% SUS e funciona na avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro,em Capanema. Mais informações: (91) 3462.3051.

Texto: Marcelo Zeno/HRPC