Hospital Jean Bitar orienta sobre prevenção a doenças cardiovasculares

Hospital Jean Bitar orienta sobre prevenção a doenças cardiovasculares

30/09/2021 Off Por Roberta Vilanova

Hospital Jean Bitar investe em ações preventivas

No mundo, mais de 17 milhões de pessoas morrem por ano vítimas de doenças cardiovasculares, atestam dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a pesquisa mostra que essas doenças são responsáveis pela maior causa de mortes, com cerca de 360 mil casos anuais. Para orientar usuários e funcionários sobre prevenção das doenças cardiovasculares, o Hospital Jean Bitar, em Belém, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH),  promoveu na quarta-feira (29) o Dia Mundial do Coração, reunindo o cardiologista do HJB, João Henrique Andrade, usuários  e funcionários em um diálogo sobre o tema “5 dicas para um coração saudável”.

De acordo com o cardiologista, “se as orientações repassadas forem seguidas, no que se refere à alimentação, realização de atividades físicas, tratamento e observação da obesidade, tratamento de doenças pré-existentes, como hipertensão, diabetes e alteração do colesterol, e se as orientações sobre hábitos de vida que precisam ser evitados, como etilismo e tabagismo, de uma forma geral é possível que tudo isso atue bem na prevenção de doenças cardiovasculares”.

O usuário Lindomar Costa Carneiro, 29 anos, morador do município de Ipixuna do Pará, na região Nordeste, aproveitou o evento para sanar dúvidas sobre hipertensão, doença crônica que ele trata desde a juventude. A iniciativa do HJB alertou os usuários sobre o perigo das doenças cardiovasculares, mas principalmente orientou sobre cuidados preventivos, que mantêm a saúde cardiovascular.

“Muito importante esse tipo de ação. Espero que o ‘Jean Bitar’ continue dando oportunidade para que as pessoas tenham conhecimento sobre doenças que todos nós podemos evitar, se a gente souber como preveni-las, pois informação também salva. Por isso, quero parabenizar o Hospital Jean Bitar por se preocupar em levar informações para a manutenção da saúde da população, pois essas informações não ficarão só dentro do Hospital; elas serão repassadas”, afirmou o usuário.

Alerta – O Mundial do Coração é uma data criada para alertar as pessoas em todo o planeta sobre os perigos que alguns hábitos inadequados representam para a saúde cardiovascular.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, as doenças cardiovasculares podem ser causadas por múltiplos fatores, desde tabagismo até diabetes, passando por hipertensão e obesidade, poluição do ar ou patologias menos comuns, como doença de Chagas ou amiloidose cardíaca.

Texto: Joelza Oliveira/HJB

Foto: Divulgação