Governo autoriza construção do Hospital Materno Infantil do Marajó

02/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Assinatura do convênio entre o governo do Estado e a prefeitura de Breves

Com objetivo de oferecer atendimento centrado na atenção integral e multidisciplinar à saúde materno-fetal e neonatal, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), assinou convênio com a Prefeitura de Breves neste sábado (02), para construção do Hospital Materno Infantil de Breves, no arquipélago do Marajó.

“Hoje é um dia histórico. Poder liberar R$ 19 milhões para a construção do Hospital Materno Infantil do Marajó é a realização de um sonho. Um empenho para que, juntos, possamos cada vez mais estruturar a saúde pública e fortalecer o atendimento nesta região e descentralizá-lo para que não precisemos mais ter que ir até Belém para receber atendimento. Com isso vamos fortalecer com zelo e cuidado para as mães e bebês, enfim, com a vida da população marajoara”, disse o governador Helder Barbalho, que cumpriu agenda pública no município para assinar a ordem de serviço. Na oportunidade, o chefe do Executivo Estadual também anunciou a construção da Policlínica de Breves, com mais de 30 especialidades médicas, que vai descentralizar o atendimento médico na região.

A área destinada para a construção do novo hospital possui quatro mil metros quadrados e está localizada atrás do Hospital Municipal de Breves, no centro da cidade. A obra vai beneficiar a população que vive na região do Marajó, com atendimento voltado para atendimento de urgência e emergência, apoio ao diagnóstico e terapia, centro cirúrgico, laboratório de endemias e ambulatórios. Além disso, a unidade vai contar com 10 quartos pré-parto, parto e pós parto, os chamados quartos PPP, atendendo as diretrizes do programa da rede cegonha.

“Precisávamos descentralizar a saúde pra que o paciente fossem atendido no Marajó. Estamos assinando hoje um grande marco que é o Hospital Infantil do Marajó, que não atenderá só ao município, como em toda a região, desafogando outros hospitais”, disse o secretário-adjunto da Sespa, Sipriano Ferraz, que acompanhou o governador na agenda.

Obedecendo ao critério estabelecido no Programa de Necessidade, o projeto prevê a implantação de 30 leitos de internação geral em enfermarias, 10 (dez) leitos de cuidado intensivo neonatal, entre eles UCI canguru e mais o isolamento. O Hospital Materno Infantil contará, ainda, com a estrutura o banco de leite, sala de ultrassom, tomógrafo, Eletrocardiograma. O Centro Obstétrico e o Centro Cirúrgico serão compostos por quatro salas de cirurgia e leitos de Recuperação Pós Anestésica (R.P.A.).

Para a coordenadora de saúde da mulher da Sespa, Nicoli Vieira, a construção do hospital materno infantil no município é uma forma de trabalhar a saúde regionalizada e possibilita um atendimento de forma integrada, desde o ciclo da gravidez e até com suporte para possíveis complicações. “Quando falamos de Marajó falamos de suas particularidades de acesso, tempo de deslocamento, tipo de transporte para transferência de pacientes, por isso, precisamos fortalecer a região e construir um hospital materno e infantil no município polo é uma forma de trabalhar a saúde de forma regionalizada, dando condições dessa mulher ser atendida em sua integralidade do ciclo gravídico puerperal, em todos os níveis de assistência e com suporte para atender as possíveis complicações, reduzindo as necessidades de transferir essa mulher e/ou bebê para outros serviços do estado”, destaca ela.

De acordo com o prefeito de Breves, Xarão Leão, a construção de um hospital materno infantil na região do Marajó é de extrema importância, principalmente para desagofar o sistema público de saúde. “Este hospital atenderá não só Breves, mas como todo o Marajó Ocidental e isso para nós é motivo de satisfação. Temos que agradecer ao empenho e luta que poucos tiveram por nosso Marajó e o governador Helder Barbalho é exemplo de gestor que olha para todas as regiões”, frisou o gestor municipal.

Participaram da agenda em Breves, a deputada federal Elcione Barbalho, o senador Flexa Ribeiro, prefeito de Breves, Xarão Leão, além de autoridades locais.

Texto: Bruno Magno/CPH
Fotos: Marcelo Seabra/Ag. Pará