Governo do Pará segue com obras para ampliação do HGT; unidade ganhará 20 leitos de UTI

Governo do Pará segue com obras para ampliação do HGT; unidade ganhará 20 leitos de UTI

16/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

A obra inclui a implantação de um Centro de Hemodiálise com 20 cadeiras

O Hospital Geral de Tailândia (HGT) está passando por uma ampliação que trará mais assistência à saúde dos usuários da região Sudeste do Estado. Desde junho de 2022, com a assinatura do Termo Aditivo (T.A) de contrato, o Governo do Pará pretende ampliar a estrutura do HGT com 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) para neonatal/adultos, aumentando para 20 leitos. O T.A inclui, ainda, a construção de um Centro de Hemodiálise com 20 cadeiras, com o intuito de atender a grande demanda e proporcionar mais qualidade de vida aos usuários do HGT.

De acordo com o engenheiro civil responsável pela obra, Gleyson Sales, uma equipe formada com aproximadamente 40 trabalhadores, executa o serviço de ampliação da unidade hospitalar. Ele explica que o projeto foi dividido em duas etapas: bloco A, onde serão construídas as unidades de internação de terapia intensiva, e o bloco B, onde será o Centro de Hemodiálise.

“Hoje, iniciamos a cobertura com telhado no bloco A e a laje está pronta, a alvenaria desta etapa está 80% pronta e, assim que terminarmos, iremos iniciar a parte elétrica e hidráulica. Já no bloco B, estamos montando a estrutura para que possamos iniciar o processo de cobertura. O Almoxarifado está praticamente pronto, necessitando apenas dos acabamentos finais. Também, já estamos planejando iniciar a parte que contempla a subestação e geração de energia”, explicou o profissional.

O HGT também dobrará o número de leitos de UTI

Desde o dia 25 de junho de 2022, deu-se início a construção de novos espaços na unidade, propostos para melhorar ainda mais a assistência prestada à população da região do nordeste paraense. Ana Lucia, 39, é acompanhante da usuária Francisca de Assis, internada na unidade, ela comenta que Francisca precisou ser internada e, após isso, foi detectada a necessidade de passar por avaliação do nefrologista, que a encaminhou para realizar uma sessão de hemodiálise.

“Um dia, minha mãe não estava se sentindo bem, então trouxemos ela ao hospital e, depois de consultas e exames, foi solicitada a hemodiálise, que até então eu não sabia que poderia ser realizada no hospital. Logo, minha mãe foi encaminhada para a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), onde realizam o procedimento. Com a ampliação, os pacientes, que antes necessitavam ir para Belém, poderão contar com mais máquinas e estrutura aqui mesmo em Tailândia, evitando que a população tenha que se deslocar para ter acesso ao serviço”, pontuou a auxiliar de Serviços Gerais.

Hemodiálise – Desde o dia 13 de setembro de 2022, foi implantado serviço da hemodiálise na UCI, para pacientes em Urgência Dialítica e Insuficiência Renal Agudo (IRA) e atualmente, a hemodiálise é oferecida para usuários internados com diagnóstico de insuficiência renal aguda, na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).

Capelania – Juntamente com os novos espaços da unidade, será realizada a construção de uma Capela, que tem como finalidade um conjunto de ações que procuram colaborar com o bem estar de pacientes, familiares, profissionais da saúde e funcionários, contribuindo de forma espiritual, ética e moral. O HGT já prestava a assistência religiosa, por meio do projeto de Capelania e, desde 2020, com a pandemia da Covid-19, precisou encerrar as atividades, com planos de reiniciar neste ano de 2023.

A responsável pelo projeto de Capelania, Elizabett Gomes, pedagoga da unidade, comenta que a inclusão do serviço dentro do ambiente hospitalar trará conforto espiritual aos pacientes e suas famílias durante o período de internação, auxiliando com a redução da estadia do paciente, expressando percepções da qualidade do atendimento. “Com a conclusão da obra da Capela no HGT, iremos sintetizar os serviços religiosos prestados no hospital com o objetivo de dar apoio não somente aos pacientes e familiares, mas também à comunidade hospitalar em geral”.

Ela finaliza dizendo que todas as denominações religiosas são convidadas para desenvolverem atividades de assistência espiritual na unidade. Contudo, tendo em vista as especificidades de uma Instituição de saúde, estabelecemos algumas normas e orientações que são fundamentais para o bom desenvolvimento das ações. “Somente poderão realizar visitas de assistência espiritual no Hospital os assistentes espirituais que realizarem o seu credenciamento junto ao Núcleo de Educação Permanente (NEP) e passem pela Integração de Novos Assistentes Espirituais oferecida pela Instituição”, pontuou Elizabett.

Estrutura – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço – O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.3121.

Texto: Andrey Silva/HGT

Fotos: Divulgação