Governo entrega seis ambulâncias para servir municípios da região do Tapajós

18/02/2022 Off Por Mozart Lira

O governador do Estado, Helder Barbalho, entregou nesta quinta-feira (17), em Itaituba, seis novas ambulâncias equipadas para atender municípios que fazem parte da região de integração do Tapajós e melhorar o atendimento e transporte de pacientes.

Além de Itaituba, os municípios Aveiro, Jacareanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão foram contemplados, cada um, com uma ambulância. Os veículos fazem parte de um investimento do governo estadual de R$ 2,7 milhões para atender unidades de saúde por todo o Estado.

Fotos: Alex Ribeiro (Agência Pará)

Ao todo, são mais de 400 equipamentos para utilização na área de saúde, de vários modelos, que foram adquiridos e estão sendo entregues conforme os itens forem chegando ao Pará. “Todos os 144 municípios estão recebendo ambulâncias a título de apoio às ações municipais. É uma forma de estarmos juntos com as prefeituras, exercendo o diálogo com as gestões, dando soluções para os desafios enfrentados e aperfeiçoando o atendimento à população de todas as regiões, não só da saúde como em outras políticas públicas”, destacou o chefe do executivo, durante a agenda cumprida em Itaituba.

Também presente na comitiva do governador, o secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, destacou que, com as entregas de ambulâncias, tem se fortalecido a integração entre as redes municipais de saúde e a rede estadual. “São veículos fundamentais, utilizados no fluxo de atendimentos. Trata-se de uma ação concreta que se soma a muitas outras que continuarão sendo realizadas pelo Governo do Pará. O trabalho não pára”, complementou.

O secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, Henderson Pinto, considera histórica a série de investimentos realizados pelo governo estadual na região. “Além das ambulâncias, outros segmentos da gestão foram contemplados com melhorias. Isso é presença do governo na região, mostrando realizações que estão sendo cumpridas”, destacou.

Valmir Climaco, prefeito de Itaituba, agradeceu o governo do Estado pela escalada de melhorias na região e citou o Hospital Regional do Tapajós, localizado no município, como uma referência no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos municípios de abrangência. “Eu desconheço outro governador que tenha feito tanto pelo povo do Baixo Amazonas. O nosso hospital, por exemplo, tem beneficiado centenas de pessoas aqui”, destacou, ao receber uma das ambulâncias que servirá às demandas da atenção primária em saúde do município.

O presidente do Consórcio dos Municípios do Tapajós e atual prefeito de Aveiro, Vilson Gonçalves, também recebeu uma das ambulâncias. Para ele, a doação vem dar mais conforto e segurança para o transporte dos pacientes das seis cidades. “Vai ajudar e muito, sobretudo nesse período de pandemia. Isso mostra também temos um governo comprometido em olhar por todas as regiões do Estado, sobretudo para a Oeste, cuja presença do governador tem sido frequente. Fica meu agradecimento”, relatou.

Para o vice-prefeito de Novo Progresso, Marconi Petrolini, a ambulância chegou na hora certa. “Estávamos precisando mesmo desse veículo e a partir desta sexta-feira já estará a serviço da população. Só temos a agradecer ao governo do Estado por essa parceria. Estamos caminhando juntos para oferecer o melhor atendimento possível à população”, destacou.