Hospital Geral de Tailândia reforça a prevenção ao câncer do colo uterino

08/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Profissionais do HGT alertaram para a prevenção do câncer de colo uterino

No mês do Dia Internacional da Mulher e da programação Março Lilás, a gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT), no Sudeste do Pará, aderiu à campanha nacional para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de colo uterino, também chamado de câncer cervical, causado pela infecção persistente por alguns tipos de Papilomavírus Humano (HPV), os chamados tipos oncogênicos.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é a terceira mais comum entre as brasileiras, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no País, o que reforça a importância do diagnóstico precoce.

Na tarde desta terça-feira (08), o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) lançou a campanha com uma ação de educação em saúde para funcionárias, usuárias e acompanhantes, nas áreas de atendimento da unidade. Uma palestra foi ministrada pela enfermeira Ana Paula Mendes, do Núcleo de Educação Permanente (NEP), com apoio da psicóloga, Sâmela de Paula; da assistente social Daniele Cândido, e da supervisora do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), Larissa Nogueira.

Durante a ação, houve distribuição de brindes e cartilha educativa, A dona de casa Almira Magalhães aprovou a iniciativa e agradeceu o exame preventivo que fará no HGT. “Importante esse trabalho de esclarecer um assunto que é de fundamental importância, pois muitas mulheres não têm acesso à informação. Por conta disto, muitas delas podem, no futuro, contrair a doença. E por isso pode ser tarde demais quando obtiverem o conhecimento deste câncer”, ressaltou a usuária.

Ela disse que estava há muito tempo sem realizar o preventivo, por uma série de fatos, mas prometeu que vai regularizar a frequência do exame para detecção do câncer de colo uterino.

A campanha Março Lilás é organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), com apoio dos demais setores do HGT.

Distribuição de cartilha educativa para usuárias

Dados do Inca – Considerando todos os tipos de câncer feminino, o ranking da doença é liderado pelo câncer de mama, com 29,7% dos casos, seguido por cólon e reto, com 9,2%, e o de colo do útero, com 7,4%.

Neste cenário, dando suporte à população feminina da região, em 2021 a equipe multiprofissional do HGT realizou 1.174 mamografias, 424 ultrassons da mama, 2.167 endovaginal e mais 1.337 consultas ginecológicas. Nos dois primeiros meses de 2022, a unidade hospitalar já realizou 190 mamografias e 291 consultas ginecológicas, além de 341 ultrassons endovaginais e 70 ultrassons de mama.

O HGT possui 51 leitos e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal. As urgências e emergências têm livre demanda, geralmente encaminhadas pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é um órgão do governo do Estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Fica na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Texto: Pallmer Barros/HGT