HGT imuniza mais de 300 funcionários contra Covid-19 e Influenza H3N2

HGT imuniza mais de 300 funcionários contra Covid-19 e Influenza H3N2

05/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Sem precisar deixar o local de trabalho, os funcionários tiveram acesso à imunização contra duas doenças

A gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT), no Sudeste do Pará, montou um posto estratégico de vacinação dentro da unidade, para imunizar contra a Covid-19 e o vírus Influenza H3N2 cerca de 350 funcionários das áreas Técnica e Administrativa. A ação começou nesta terça-feira (05) e continuará na quarta-feira (06), das 09 às 21 h, com o objetivo de vacinar 100% do quadro funcional, e assim garantir também mais segurança na assistência aos usuários.

Segundo a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), enfermeira Maysa Soares, a vacinação inclui as vacinas contra Influenza e a quarta dose contra Covid-19, ou atualização do calendário vacinal, como reforço, a partir de quatro meses da dose anterior. “Esta é a primeira vez que a imunização da Covid é oferecida dentro do HGT, enquanto contra a gripe já ocorreu outras vezes – a última foi em abril de 2021”, informou a enfermeira, acrescentando que a ação de educação em saúde está sendo organizada pelo SCIH e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Maysa Soares reforçou a importância de o HGT realizar a campanha interna de vacinação. “Anteriormente, o colaborador deixava o local de trabalho para ir a outro ponto vacinal. Mudamos para facilitar a logística de imunização deles, garantindo que o colaborador não se afaste do local de trabalho”, ressaltou a enfermeira.

Uma das primeiras a receber os dois imunizantes foi a psicóloga hospitalar Sâmela de Paula. “Muito importante este posto no HGT. Isso facilita a nossa logística de vacinação, porque temos um dia corrido, e é complicado deixar o hospital com as tarefas por fazer e sair para outro local distante e receber as vacinas. Além do mais, é um incentivo aos colaboradores. Se a vacina está disponível aqui dentro, não tem como deixar de atualizar a carteirinha vacinal”, analisou.

Proteção para todos – Para a usuária Marina Barbosa, o esquema de vacinação no HGT é importante porque fortalece os profissionais. “Estar em dia com a vacinação é fundamental para qualquer ser humano, ainda mais para o profissional que atua na área da saúde. Eles trabalham dentro de um hospital, onde é cheio de bactérias e doenças transmissíveis. É proteção para o servidor, para nós, usuários, e para seus familiares”, destacou a administradora.

Com assistência de baixa e média complexidade, em regime de livre demanda, o Hospital Geral de Tailândia garantiu quase 340 mil atendimentos especializados em 2021, que resultaram em 85% de satisfação dos usuários. A unidade hospitalar registrou, ainda, em Urgência e Emergência, mais de 56 mil atendimentos, enquanto o número de partos ultrapassou 1.600, entre naturais e cesáreas.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752-3121.

Texto: Pallmer Barros/HGT

Foto: Divulgação