Hospital Regional do Marajó lança campanha que valoriza a gestão sustentável

05/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Distribuição de mudas de várias espécies fez parte da programação no HRPM

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, lançou na tarde desta terça-feira (05) a campanha “Corrida Ambiental – Projeto Guardião Azul”. Na abertura da campanha houve a apresentação da Comissão de Sustentabilidade e apresentação de danças regionais, música ao vivo, exibição de vídeos, distribuição de mudas de salsinha, capim paulista, rúcula e aranto (planta com propriedades municipais). Cada participante deixou sua digital em um banner, representando uma folha da árvore.

A campanha “Corrida Ambiental” receberá conteúdos detalhados das ações ambientais, que abordarão os seguintes temas: Questões Climáticas, Gerenciamento de Resíduos, Educação Ambiental e Estímulo à Biodiversidade. As ações implementadas contribuirão para a melhoria do meio ambiente hospitalar e da comunidade do entorno.

A iniciativa copnta com a participação de seis instituições de saúde estaduais

Dentre os hospitais públicos do Governo do Pará, participam da iniciativa o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), Hospital Jean Bitar (HJB), Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), Hospital Geral de Tailândia (HGT) e Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI), além do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) – unidades que oferecem assistência de baixa, média e alta complexidade.

A “Corrida” é um jogo com 65 passos sobre gestão sustentável que serão realizados até dezembro. Haverá atualização trimestral do posicionamento de cada unidade dentro da corrida. De acordo com o número de etapas cumpridas, as unidades receberão selos correspondentes: Ouro, Prata e Bronze.

“Hoje lançamos a campanha ‘Corrida Ambiental’ no HRPM. O Projeto Guardião Azul é uma iniciativa do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra as seis unidades participantes no Pará, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Nos próximos meses, diversas ações serão desenvolvidas pela Comissão de Sustentabilidade. Declaramos aberta a campanha no HRPM, e convidamos a todos os nossos colaboradores a fazer parte desse movimento em respeito à vida”, disse a diretora Executiva do HRPM, Rejane Xavier. A abertura contou com a participação do grupo de quadrilha “Fogo e folia” e a banda local “Chris Lima e banda”.

Gestão e sustentabilidade – O HRPM já desenvolve projetos sustentáveis voltados à preservação do meio ambiente, como a Horta Hospitalar, que produz hortifrútis sem agrotóxicos, utilizados para complementar as refeições dos pacientes, acompanhantes e funcionários. O projeto ainda realiza ações de integração com a comunidade e de conscientização ambiental.

A Horta Hospitalar do HRPM reaproveita resíduos orgânicos por meio da compostagem. O projeto conquistou o “Prêmio Amigo do Meio Ambiente” (Pama), ficando entre os 15 melhores relatórios apresentados ao macroprojeto Hospitais Saudáveis, instituição parceira da Health Care Without Harm (Saúde sem Dano).

O sistema hidropônico consiste em cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada, que contém água e nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento.

A gestão do Hospital Regional do Marajó também é Selo Ouro, concedido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Fundação Getúlio Vargas, destinado às empresas e instituições que possuem inventários de emissão de gases de efeito estufa.

O Hospital Regional Público do Marajó integra a rede de saúde do Governo do Pará. A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O hospital fica na Avenida Rio Branco, 1.266, no bairro Centro. Mais informações: (91) 3783.2140 / 3783.2127.

Texto: Lucas Brilhante/HRPM