HGT intensifica campanha e aborda infecção vertical por ISTs com usuários

HGT intensifica campanha e aborda infecção vertical por ISTs com usuários

29/12/2022 Off Por Roberta Vilanova

O evento integrou a campanha alusiva ao Dezembro Vermelho

O Hospital Geral de Tailândia (HGT), durante todo este mês, vem promovendo ações de educação em saúde, em alusão à campanha do Ministério da Saúde “Dezembro Vermelho”. Relacionado a isso, a equipe assistencial do hospital, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), em parceria com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), debateu com usuários do Centro de Parto Normal (CPN) e Centro Cirúrgico, nesta quarta-feira, 28, sobre o tema da Infecção Vertical por Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a fim de difundir e desmitificar o assunto.

A transmissão vertical acontece quando a mãe passa o vírus para o filho durante a gestação, no parto ou até mesmo pela amamentação. A difusão desta pauta é de suma importância, já que essa é a principal via de infecção da população infantil.

A técnica em Enfermagem, Elizana Vasconcelos, explica que o Ministério da Saúde recomenda que mães soropositivas tenham seus bebês por parto cesário, utilizando antirretroviral, antes, durante e após o parto. Já no recém-nascido (RN), é usado a medicação de forma contínua. “Ele precisa ficar internado sem o aleitamento materno. Posteriormente, realizamos todos os primeiros exames aqui, no HGT, e mandamos as amostras para o Laboratório Central do Estado do Pará (LACEN) e, assim, encaminhamos a mãe para o Centro de Tratamento e Aconselhamento (CTA) e o bebê à Unidade de Referência Especializada Materno Infantil e Adolescente (UREMIA), em Belém, para dar continuidade no monitoramento”.

Ela explica ainda que puérpera e a criança têm que manter o acompanhamento, realizando as testagens após a alta hospitalar. Além disso, a profissional aborda a infecção por Sífilis. “No caso de infecção por sífilis, realizamos o protocolo do Ministério da Saúde: a criança fica internado durante 10 dias utilizando o medicamento Benzetacil”, finalizou.

Para mais, o Ministério da Saúde promove o projeto nascer, que tem como objetivo diminuir a transmissão vertical do HIV, morbi-mortalidade da sífilis congênita e melhora a qualidade da assistência perinatal com ações de acolhimento, aconselhamento, realização de teste rápido, manejo clínico, assistência adequada à puérpera e ao recém nascido exposto e ações de vigilância epidemiológica. Quando a mãe é soropositiva, o projeto ainda disponibiliza cinco latas de fórmula para a nutrição do bebê.

Rosângela Santos, 22, uma das gestantes que recebeu as informações sobre Infecção Vertical por ISTs, comenta a importância da campanha “Dezembro Vermelho”. “Até então, eu não havia tido contato com esse assunto. Durante o pré-natal, nós, gestantes, realizamos uma série de exames que são solicitados pelo médico e, graças a Deus, os meus deram todos negativos. Acho muito bom que seja abordado esse tema pois, assim como eu não tinha o conhecimento sobre esta temática, mais pessoas precisam ser alcançadas com essa informação”, comentou a dona de casa.

Dados – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,4 milhão de mulheres ficam grávidas todo ano no mundo. Devido aos avanços e esforços na prevenção da transmissão vertical, o número de crianças com HIV caiu quase pela metade entre 2009 e 2013, passando de 400 mil para 240 mil.

De janeiro até novembro de 2022, o HGT realizou mais de 1200 partos. Em todos os casos, as gestantes realizam as testagens para HIV e Sífilis, sendo que desses, durante esse mesmo período, houveram 17 casos positivos para HIV e 14 positivos para sífilis.

Estrutura – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto: Pedro Amorim/HGT

Foto: Divulgação