Lacen-PA participa de projeto piloto do programa Monitora Alimento da Anvisa

Lacen-PA participa de projeto piloto do programa Monitora Alimento da Anvisa

29/12/2022 Off Por Roberta Vilanova

Ronaldo Magno com as ministrantes e participantes do treinamento no LFDA-MG

O Laboratório Central do Estado (Lacen-PA) está participando do projeto piloto do Programa Nacional de Monitoramento de Microrganismos Resistentes e Resíduos de Antimicrobianos em Alimentos (Monitora Alimentos AMR), desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com a participação de diversas instituições, com o objetivo de atingir as ações previstas no Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos (PAN-BR 2018-2022).

O Programa Monitora Alimentos AMR tem o objetivo de avaliar riscos, padrões e tendências relacionadas à resistência aos antimicrobianos (AMR) em alimentos disponíveis para venda direta ao consumidor. Os ensaios laboratoriais irão envolver a avaliação de resíduos de antimicrobianos e avaliação do perfil de resistência, em que será realizada a identificação e isolamento de Salmonella spp e Escherichia coli e a suscetibilidade desses microrganismos a antimicrobianos.

Como parte desse trabalho, o químico industrial e coordenador da Seção de Toxicologia do Lacen-PA, Ronaldo Magno, participou do treinamento em Método de Análise de Resíduos de Antimicrobianos, que foi realizado, em novembro, no Laboratório de Resíduos e Contaminantes em Alimentos (RCA) do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-MG) em Belo Horizonte.

Além do Lacen-PA, participaram técnicos do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS-RJ) e do Instituto Adolfo Lutz (IAL-SP), que também foram selecionados para o projeto piloto.

Ele explicou que, atualmente, esses tipos de análise só são realizadas no INCQS/ Fiocruz-RJ, mas que ainda não consegue contemplar todos os resíduos que o Programa propõe. Então, a Anvisa fez um levantamento dos laboratórios no Brasil que, neste primeiro momento, conseguem desenvolver esse tipo de análise e o Lacen-PA foi selecionado juntamente com os outros dois.

No âmbito do Lacen-PA, o projeto envolve as Seções de Toxicologia e Microbiologia, ambas pertencentes à Divisão de Análise de Produtos e Meio Ambiente (DAP). “Nós ainda vamos desenvolver e validar essa metodologia de análise aqui no Lacen-PA. Então, ainda serão adquiridos reagentes e outros insumos necessários para isso. A previsão de início é somente para o segundo semestre de 2023, pois, a ideia é que os três laboratórios iniciem suas atividades simultaneamente”, informou o especialista.

Segundo a coordenadora da Seção de Microbiologia do Lacen-PA, biomédica Danielle Salgado, a resistência aos antimicrobianos é um dos maiores desafios globais para a saúde pública, sendo a cadeia produtiva de alimentos de origem animal uma das rotas de disseminação da AMR. “Assim, faz-se necessário monitorar a exposição da população a resíduos de antimicrobianos e a microrganismos resistentes por meio da ingestão de alimentos”, alertou.

O treinamento ocorreu no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Belo Horizonte

Capacitação – O treinamento foi ministrado, de 8 a 11 de novembro, pela auditora fiscal federal agropecuária Cristiana Rodrigues de Paiva, que adotou uma abordagem prática, demonstrando para os participantes a execução da rotina analítica com amostras reais do Plano Nacional de Controle de Resíduos (PNCRC). “Na oportunidade, foram abordados os aspectos de extração das amostras, análise instrumental e tratamento de dados. Inclusive, esse mesmo treinamento já havia sido realizado, em agosto de 2022, para uma equipe de colaboradores da Fundação Ezequiel Dias (Funed-MG)”, disse Ronaldo Magno.

Ele disse, ainda, que os participantes consideraram o treinamento como fundamental para subsidiar as atividades previstas no projeto piloto do Monitora Alimentos AMR.

Para o LFDA-MG, o treinamento possibilitou a interação entre as instituições e contribuiu efetivamente para o fortalecimento das parcerias técnico-científicas e futuras ações conjuntas no âmbito da Defesa Agropecuária e da Vigilância Sanitária.

Texto: Roberta Vilanova/Sespa

Fotos: Divulgação