HGT realiza treinamento específico à equipe de Enfermagem

29/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

O objetivo foi capacitar no manejo do atendimento a usuários vítimas de trauma

Para aprimorar ainda mais o atendimento aos usuários, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), localizado no sudeste paraense, promoveu treinamento específico para a equipe de Enfermagem. Em dois dias, na última quinta, dia 28, e nesta sexta-feira, dia 29, as enfermeiras, Paola Santos do Núcleo de Educação Permanente (NEP), e a Assistencial, Sayonara Brito, ministraram a temática “ATNS: Suporte Avançado para Enfermagem no Trauma”.

O treinamento de educação em saúde ocorreu no auditório da unidade hospitalar com o objetivo de capacitá-los no manejo do atendimento a usuários vítimas de trauma, dando referência ao dia do acidente de trânsito, lembrado no dia 28 de abril.

A dinâmica adotada na capacitação envolveu a teoria com o método prático, onde foi escolhido um dos participantes para simular um usuário politraumatizado. “Com o participante deitado na maca, demonstramos aos demais a forma correta que a equipe deve fazer no atendimento”, detalhou uma das facilitadoras, Sayonara Brito.

De acordo com a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Paola Santos, a capacitação pretendeu, principalmente, minimizar os riscos secundários. “O usuário chegou com uma fratura no fêmur e os métodos errados no atendimento podem acarretar piora no quadro clínico deste usuário”.

Por isso, este aperfeiçoamento traz métodos inovadores para que o colaborador assistencial não erre nenhum procedimento. Um erro pode ocasionar outras comorbidades na pessoa.

Para o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), o treinamento “é uma ferramenta importante, porque melhora o atendimento prestado e torna a assistência ao usuário ainda mais segura, de melhor qualidade”, avaliou Milton Peixoto, enfermeiro do NQSP.

A dinâmica adotada na capacitação envolveu a teoria com simulação de caso

A didática adotada agradou o público-alvo. Para a técnica em Enfermagem do Centro Cirúrgico, Lorena Sampaio, aprender na prática é um ponto crucial na assimilação do conteúdo.

“É uma excelente didática associar a teoria e a prática dentro do nosso local de trabalho. Na minha concepção, o profissional aprende mais, pois, ele vai ouvindo a teoria e ao mesmo tempo simulando uma situação do nosso dia a dia. O método ministrado é bem salutar ao usuário, pois cada minuto é importante a salvar vidas. Portanto, é fundamental nos aperfeiçoar e estarmos preparados para as ocorrências”, explicou a profissional.

Grade curricular do HGT – Somente em 2021, a equipe multiprofissional do HGT participou de 2.330 treinamentos, representando uma média de 85 horas de educação hospitalar.

A boa média de capacitação segue nos três primeiros meses de 2022: já foram realizadas 113 temáticas com um total de 6.422 horas, intercaladas em dois ou três turnos, por cada dia de treinamentos ministrados. As ações de educação em saúde são conduzidas pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP).

Estrutura – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Está localizado na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Texto: Pallmer Barros/HGT